Iniciou-se na passada 5ª feira a reparação da ponte rainha D. Amélia, que assegura a ligação rodoviária entre as duas margens do Rio Tejo, em Muge.
Na tarde de ontem, quando visitei o local, foi-me possível verificar que já estavam terminadas as tarefas de correcção e recolocação dos aparelhos de apoio da estrutura metálica nos dois primeiros montantes mais próximos do nosso concelho.
Imagem tirada quando do encerramento da ponte
Foto tirada ontem - aparelho de apoio reparado
Está pois reaberta ao transito - condicionado a veículos até 5 toneladas - esta infraestrutura que liga os concelhos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos e que nas últimas semanas tem sido notícia pelas piores razões.
Esperemos que as autarquias a quem incumbe as operações de manutenção desta ligação aprendam com o sucedido e realizem, no mais curto espaço de tempo possível, a verificação e conservação dos demais apoios que a estrutura tem, para que esta funcione, sem margem para dúvidas, de harmonia com as condições para a qual foi projectada.
Esperemos que as autarquias a quem incumbe as operações de manutenção desta ligação aprendam com o sucedido e realizem, no mais curto espaço de tempo possível, a verificação e conservação dos demais apoios que a estrutura tem, para que esta funcione, sem margem para dúvidas, de harmonia com as condições para a qual foi projectada.
Já agora que estão com a mão na massa, para quando a reposição das grades laterais? Também lá fazem falta para garantir a segurança dos peões. Podiam substituí-las por raids, são mais resistentes, mais fáceis de substituir e talvez mais baratas. Diga-me se concorda com a ideia Sr. Engenheiro Hélder. Obrigado.
ResponderEliminarQuando aconteceu a destruição das guardas metálicas a que se refere, tive o cuidado de informar a Câmara, solicitando a sua reparação. Alertei ainda para o perigo que é circular a pé pelo passeio quando circulam também tractores com alfaias - por exemplo - pois um peão pode ser atingido inadvertidamente, pois são vários os acessórios agrícolas que embatem com aquelas guardas. Recomendei também que enquanto tal não se fizesse se passasse, pelo menos, o sinal de circulação de peões para o passeio oposto que tem uma extensão maior de guardas colocadas (ver segunda foto).
ResponderEliminarEsperemos que não seja necessário que ocorra um acidente para resolver a situação!
Embora a sugestão que dá seja eficiente do ponto de vista de embate, não sei se as guardas hoje existentes, por serem mais altas, não protegem melhor os peões relativamente à situação que acima descrevi. Teria de estudar com mais pormenor a opção que avança.
E que tal a ideia de anexar às grades que lá estão, uns raids como o leitor de acima diz?!! assim estava garantido a solidez da estrutura e proteçaõ das pessoas.
ResponderEliminarO Sr. vai apoiar a autarca que segundo a impresa incorre em sanções criminais, civis e financeiras?
ResponderEliminarA resposta que pretende já foi dada na reunião de Câmara de 18 de Abril de 2012, muito antes da notícia veiculada pela imprensa. Aliás poderá consultar esse registo no post que aqui publicámos a 19 de Abril onde fizemos um breve RESCALDO dessa reunião. Obrigado.
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