segunda-feira, 21 de maio de 2012

QUE FIM PARA A PRAÇA DE SALVATERRA?!


As antigas instalações do mercado diário de Salvaterra de Magos, desactivadas há alguns anos, permanecem sem destino algum, sendo apenas utilizadas como arrecadação municipal.


Lembramos que estamos junto à Rua 25 de Abril, uma das artérias mais movimentadas da vila de Salvaterra de Magos, onde se concentram estabelecimentos comerciais e alguns serviços, sendo evidente diariamente as dificuldades de estacionamento e o prejuízo que causa à regular circulação automóvel a paragem em 2ª via.
Na ponderação da opção a ser seguida importa também considerar o elevado estado de envelhecimento da construção, nomeadamente os paramentos, a cobertura e a sua estrutura de suporte, assim como, as canalizações, a rede eléctrica e as serralharias.


Por essas razões a edificação não tem valor patrimonial relevante daí que esteja "apenas" em causa escolher a mais adequada mobilização daquele terreno.
É também minha convicção que com a conclusão da construção do Centro Escolar de Salvaterra de Magos os actuais edifícios das escolas do 1º ciclo do Parque e da Avenida, a par da antiga biblioteca municipal, no Largo dos Combatentes, são o bastante para fazer face às solicitações que no curto/médio prazo se colocarão à autarquia no domínio da cultura e do associativismo.
Nestes termos julgo que uma futura intervenção no Impasse onde fica a praça antiga deveria incluir a demolição desta, deixando de pé, no entanto, a fachada principal, prova testemunhal da actividade que ali se desenvolveu durante muitos anos. A etapa seguinte seria dignificar o espaço construindo uma Praceta onde se colocariam alguns lugares de estacionamento, bancos, árvores e eventualmente um quiosque ou equipamento de apoio.
É naturalmente o esboço de uma ideia, um primeiro passo. A sua maturação e o futuro dirão se será ou não uma boa solução!...

3 comentários:

  1. que tal fazer um jardim?!!.. com tanto desempregado seria uma boa utilização do espaço.. com muitos bancos onde ficarem sentados às centenas os desempregados do concelho.
    Outra solução é dar trabalho a essa gente toda. Que era aproveitar o local e fazer um novo edificio para ser um centro incubador de empresas da região.
    Algo realmente novo e inovador (mas só Salvaterra existte já em muitas partes do pais) sei que dá mais trabalho e chatisses fazer dali alguma coisa que acrescente riqueza ao concelho. Mas para que serve ter poder e ser presidente se depois nãos e faz nada de útil.

    ResponderEliminar
  2. Nas últimas autárquicas (2009) o espaço a que se refere tinha-mo-lo previsto para a ex-Fábrica de Papel (Est. do Convento, em Salvaterra de Magos), pois tinha área bastante para permitir aí localizar um gabinete de atendimento, espaços de reunião, pequenos escritórios para as empresas recém constituídas, espaços de formação, etc.
    Registo a sua sugestão. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Também sugiro para a Incubadora de empresas (estrutura que considero crucial para nascimento e primeiros passos de pequenas empresas em localidades com baixo poder de investimento como é o caso de Salvaterra de Magos) os edificios das escolas primárias que ficarão abandonados com o movimento dos alunos para o Centro escolar a inaugurar no inicio do proximo ano lectivo.

    ResponderEliminar