domingo, 27 de maio de 2012

O REGRESSO DOS BAILES POPULARES


A noite de 6ª feira e a de ontem  foram animadas pela realização de bailes populares, o primeiro aconteceu no Bairro Pinhal da Vila e o segundo no Largo dos Combatentes, ambos em Salvaterra de Magos.


Enquanto na 6ª feira a organização esteve a cargo da Comissão de Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango, ontem a iniciativa - a que dizem respeito as fotos - foi assumida pela Marcha Popular Coração do Ribatejo de Salvaterra de Magos.


Como fica evidente pelas imagens colhidas no local estiverem presentes muitas dezenas de pessoas que dançaram e ajudaram a direcção da Marcha Popular a conseguir algumas verbas, fundamentais para as actividades que têm pela frente, a primeira das quais já aprazada para o próximo dia 10 de Junho, pelas 20.30 horas, durante a realização das Festas de Salvaterra, cujo programa divulgaremos, aqui, amanhã.


Um pequeno bar e a animação musical a cargo de Susana Vargas (na foto abaixo) prolongaram por várias horas a diversão e o convívio entre os que puderam e quiseram estar.


Para conhecimento de todos os leitores deste espaço publicamos seguidamente a letra da música que, em princípio, será cantada e tocada durante o desfile, deste ano, da Marcha Coração do Ribatejo.

Salvaterra tens o Tejo a teus pés
Tu és bonita de lés a lés
Tens um passado de grande realeza
Mostra a graça e nobreza

Salvaterra de touros e touradas
Vives com alma as largadas
Quem te vê fica encantado porque és bairrista e fadista
Marchas e cantas o fado


Ó Salvaterra, deste nosso Ribatejo
És vila Ribatejana, és a rainha do Tejo
Ó Salvaterra das festas e touradas
Que vives com emoção alegria das largadas


Salvaterra de festas e arraiais
Tens tua história touradas reais
Teus forcados citam toiros com valentia
Pegam com raça e alegria

Salvaterra das lezírias em flor
Regas a terra com teu suor
Trigo loiro é ceifado servido à mesa do povo
Depois d’ em pão transformado

8 comentários:

  1. Festa do Foral dos Toiros e do Fandango?????
    Onde está o Foral e o Fandango?????
    Nem o próprio Rancho Folclorico da terra actua?

    ResponderEliminar
  2. A comissão de festas é que não quer, segundo o que me contaram eles actuavam a custo zero !

    ResponderEliminar
  3. Os comentários escapam ao âmbito deste post. Recomendo contactem a Comissão de Festas para apurar as razões que estão na base dessa ausência. Tanto quanto pude apurar o Rancho vai estar, como habitualmente, nas tasquinhas das Festas. Quanto ao mais é uma questão que presumo deve ser tratada entre as duas Associações.

    ResponderEliminar
  4. O Rancho Folclorico em vez de actuar, bailar e cantar que é a sua actividade vai antes servir de restaurante?????????

    ResponderEliminar
  5. :-) Percebo... mas as demais associações e colectividades que costumam estar no recinto das Festas usam também essa meritória opção para angariar verbas que viabilizem e/ou facilitem a sua actividade, seja ela de cariz desportivo, cultural ou outra.

    ResponderEliminar
  6. Já agora e se quer ser abrangente para a proxima fotografe os dois bailes e não apenas o das marchas. Se não me engano foram dois os bailes nesse fim de semana, um da Comissão de Festas e outro da Marcha de Salvaterra:)

    ResponderEliminar
  7. Não se engana até porque está escrito no post que teve oportunidade de ler que houve dois bailes. Fizemos uma opção, demos neste post mais cobertura às Marchas porque noutro já tínhamos dado prioridade às Festas, divulgando na íntegra o seu Programa.
    Como vê somos muito abrangentes :) e gostamos de o ser.

    ResponderEliminar
  8. Este espaço que quer divulgar e dessa forma apoiar e reconhecer o trabalho das nossas associações e colectividades não vai permitir que algumas pessoas aqui se confrontem a coberto do anonimato. Agradeço a vossa compreensão.

    ResponderEliminar