domingo, 6 de maio de 2012

LEMBRAR PAULO CLARO, O TEATRO E O CINEMA


Quando se assinalam onze anos sobre o falecimento do actor PAULO Manuel Ferreira CLARO (20-10-1971 a 05-05-2001), a Associação Teatro Paulo Claro - Rapazes DÁldeia, com o apoio da Associação Febre Amarela e da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, organizou uma exposição (visível nas fotos) e projectou, como noticiámos em post de 4 de Maio, dois filmes cujo elenco contava com a participação deste actor da Glória do Ribatejo.


Na brochura que é distribuída à entrada da Exposição, podemos ler que com apenas 12 anos integrou a formação do TEGA (Teatro Ensaio da Glória) onde começou por fazer substituições de outros actores. Durante 9 anos participou em mais de centena e meia de representações com este grupo.
Em 1994 estreou-se em cinema numa curta-metragem de Vítor Moreira "Inesperado (C.M.)". Neste mesmo ano teve ainda uma passagem pelo Teatro Experimental do Porto.


Ainda que com diversas outras participações - Teatro da Malaposta (1996), Teatro Nacional D. Maria II e Centro Cultural de Belém (ambos em 1997) - ingressou nos "Artistas Unidos" em 1995 onde esteve até 2001.
Em 1999 estreou-se no cinema de longa-metragem em "António, um rapaz de Lisboa", de Jorge Silva Melo. Na televisão participou em "Camilo e Filho" (SIC) e em "O Diário de Maria" (RTP1).


Na Glória do Ribatejo fundou em 1999 o Grupo de Teatro "Os Rapazes D' Aldeia" com quem encenou "Livre" (1999) e "Desencosta-te da parede" (2001). Paulo Claro e os "Rapazes D' Aldeia" criaram as condições para que esta vila voltasse a consumir e a fazer teatro.
Parabéns pela iniciativa.

5 comentários:

  1. Simbolica ou não a ausência quer da Presidente da Câmara, quer de qualquer vereador no executivo camarário. Também a ausencia do Srª Presidente de Junta da Glória. Qual o significado destas ausencias? Falta de convites, desconhecimento ou meras atitudes sectárias?

    Não é certamente um tema que mereça este tipo de observação politica, apenas para reflexão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, anónimo todos tiveram presentes vereadores, presidente de Junta, menos a Sra. Presidente talvez em momentos e alturas diferentes, que a sua, ou de outros, mas há atitudes que deve questionar os organizadores ditos da cultura mas sem cultura!!!!!!

      Eliminar
  2. Tal como a minha presença e a do vereador João Manuel Simões, nesta Exposição, não devem ter leituras de cariz político-partidário, também as ausências referidas julgo que não o terão, até porque, creio, falamos de um evento de cariz cultural!...
    Em relação ao Sr. Presidente de Junta da Glória do Ribatejo estive com ele (e outros autarcas) reunido durante várias horas, nessa mesma tarde, tratando de matérias relacionadas com os interesses da sua (nossa) freguesia, pelo que a crítica implícita no seu comentário se me afigura injusta, pelo menos no que a ele diz respeito.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Não é reflexão apenas é REFLEXÂO SÒ!

      Eliminar