quinta-feira, 24 de maio de 2012

GLÓRIA DO RIBATEJO. GUERRA FRIA. AMIGO AMERICANO.

(Entrada principal da RARET)
(Antenas da RARET)

A RARET - Rádio Europa Livre. (Rádio Retransmissão) foi uma rádio norte-americana com instalações na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, cuja missão era retransmitir programas para o Bloco de Leste, como parte da estratégia de luta contra o comunismo, durante a Guerra Fria.


A SIC fez a propósito desta memória, que faz parte da história da Glória do Ribatejo desde os anos 50 do século passado, uma reportagem que não podemos deixar de aqui reproduzir.


(Disponível em http://youtu.be/fX9s20dhI_c)

7 comentários:

  1. Não foi mencionado mas a Escola Industrial da Raret foi um baluarte do ensino no nosso Concelho e mesmo a nível distrital.
    Que saudades dos anos lectivos 1971 a 1974, dos colegas, dos professores, alguns funcionários na Raret, como o senhor Engº Aleixo, meu professor de Desenho.
    Contribuiu sem dúvidas para a riqueza intelectual de muitos de nós.

    ResponderEliminar
  2. Eu estudei na RARET.
    1968-1972.
    Como eu umas centenas.
    Nunca foi dado o mérito a esta empresa.
    O eng. Aleixo foi meu professor de Desenho.
    Gostava de lembrar:
    Eng.Bragança;Cabrita;Pombeiro;e outros.
    E aquele refeitório.
    Os professores da Fonseca Benevides vinham à RARET.
    Foi aqui que os alunos foram convidados para a OGMA

    ResponderEliminar
  3. Fico grato a ambos pela justa referência que fizeram à escola que ali existia. E sei-o também, pois foi lá que o meu filho mais velho estudou pelo menos durante um ano.

    ResponderEliminar
  4. Fui aluno de um dos antigos professores da Raret! De 1995 a 1998. No entanto é triste que o nosso país não tenha "vagas" para pessoas como nós. Felizmente, por minha conta e risco, consigo ser o técnico de electrónica preferido de muitos. E tiro aqui o meu ordenado, pois para a maioria das empresas nacionais, não tenho mais valor que "3,25€" por hora. Tristemente vou ter de sair e abandonar o meu país, a minha terra, os meus amigos e familia. È inevitável!

    ResponderEliminar
  5. Eu fui aluno da Fonseca Benevides e fomos visitor no final do ultimo ano. pensoi que em 1972. Ficou tudo borracho pois nunca tinham bebido.vinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A visita era para durar o dia todo. Mas a Raret ofereceu uma almocada em que serviram vinho. Os jovens da Fonseca Benevides ficaram de tal maneira embriagados que a visita foi abrevida. Aguns alunos ouvi dizer que ate tinham dado um mergulho na pescina da Raret.

      Eliminar
  6. Sou sobrinha do Maia, (Joaquim Maia) que trabalhava na Raret. O meu tio vivia em Marinhais, mas viveu os seus últimos anos de vida connosco, em Peniche. Ele era irmão da minha mãe e veio para Peniche quando começou a andar adoentado, pois já tinha enviuvado. Muitas eram as histórias que ele contava acerca da Raret. Todas elas sempre com muito carinho e saudade dos muito anos, quase uma vida, que lá trabalhou.
    Abraço a todos os que por lá passaram.

    ResponderEliminar