quarta-feira, 3 de agosto de 2011

UMA TÍMIDA INTERVENÇÃO CULTURAL


O que a maioria BE destaca - no seu Boletim Municipal, recentemente distribuído pelos funcionários autárquicos - como mais relevante no ano passado, no que diz respeito à CULTURA foi:
  • Mariza em concerto;
  • Participação na Feira da Agricultura e na XXI Edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande;
  • 1º Aniversário da Falcoaria Real;
  • Comemorações do Centenário da República;
  • Edição de duas publicações: "As cheias em Salvaterra de Magos" e "O sismo de 1909 em Salvaterra de Magos".
É claramente uma área onde se pode fazer muito melhor, desde logo optando por dinamizar a actividade cultural local em vez de "comprar" o que outros têm para oferecer.
Vai ter de haver uma mudança de paradigma. As verbas disponibilizadas para esta área não podem continuar a ser canalizadas para espectáculos, ainda que sejam óptimos momentos de publicitação da actividade municipal!
Apesar de bem mais trabalhoso, temos que escolher motivar pessoas, incentivá-las a associarem-se, colaborar na dinamização das actividades a que se proponham (música, dança, teatro, fotografia, pintura, escultura, etc) e ajudar na divulgação dos seus produtos culturais.
Este é o caminho que propomos. Preferimos apostar na criatividade da nossa gente, do que considerá-los apenas como consumidores!

2 comentários:

  1. Concordo! e aqui está uma boa sugestão para que a mais recente contratação do quadro de pessoal da CMSM mostre o pk de ter passado para o quadro!afinal pouco ou nada se tem visto da sua área de trabalho...

    ResponderEliminar
  2. :) aqui está um puro disparate e desperdicio do nosso dinheiro. Editar um brochura sobre espectáculos e eventos que acontecerem no ano passado. Nos outros lugares do mundo mais ou menos civilizado editam-se estes coisas antes para as pessoas irem ver, mas aqui o objectivo é outro.

    ResponderEliminar