terça-feira, 30 de agosto de 2011

É PRECISO NÃO ESQUECER


Há cerca de um ano chamámos a atenção para o facto de uma árvore ocupar o entroncamento da Rua da Atalhada com a Estrada da Barragem, no Granho Novo. Até ao momento nada foi feito para solucionar o problema!


Não bastando as dificuldades causadas pelo tronco e pelos ramos da árvore, a Câmara Municipal ainda tem no mesmo local mais um obstáculo, um contentor de recolha de resíduos sólidos urbanos. Não há necessidade!


Também a Zona Desportiva de Salvaterra de Magos carece de uma intervenção. O canteiro mais próximo das piscinas municipais está tratado e revestido de relva, mas a área junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários está em terra e repleta de ervas secas. Há que corrigir a situação!


Um dos leitores deste espaço enviou-nos esta foto que evidencia o abandono em que se encontram alguns dos canteiros no B. S. Paulo (B. Pinhal da Vila) em Salvaterra de Magos. A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho, em face dos elevados custos com a rega destes espaços têm de rapidamente decidir se os mantém ou se optam pelo seu revestimento a calçada ou pavê, alargando áreas de estacionamento ou de circulação de peões. Assim é que não!

4 comentários:

  1. Deve estar tudo louco... (ou então sou eu) o problema não está no preço das água... mas sim na falta de cuidado com que se trata os jardins e os espaços verdes.. para que s e quer jardineiros se não se cuida dos jardins.
    A natureza faz parte e é necessária para uma melhor qualidade de vida.
    De forma nenhuma devemos permitir que por razões económicas se troque o verde das plantas por terra ou pavé.. isso é um disparate total. queremos é os jardins e os espaços verdes cuidados sempre.

    E se a árvore ainda lá está deve continuar.. é um ser vivo que merece toda a consideração possível, o problema não está nela..mas sim na estrada em volta dela. Que se arranje a forma de a árvore ser um elemento que diferencie e não atrapalhe.. podem fazer muitas variações e arranjos sem cortar a árvore.

    ResponderEliminar
  2. Em Marinhais há um caso curioso no jardim junto da escola EB 2,3, pois o espaço grande ajardinado está todo bonitinho e cuidado, mas depois há uns canteiros ao lado e atrás do café, que antigamente eram cuidados aquando da manutenção do espaço principal, mas que agora estão ao abandono, cheios de ervas e carraças. E isto sucede mesmo junto à escola, que dentro de dias receberá centenas de crianças do concelho...
    Não faz sentido. Porquê desprezar três canteiros???

    ResponderEliminar
  3. Os canteiros a que se refere são para remover brevemente, pois - ao que nos informou a Srª Presidente de Junta - esse espaço será oportunamente objecto de um tratamento urbanístico.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço o esclarecimento caríssimo Engenheiro Helder Esménio! Ainda bem que há um projecto para a requalificação do espaço em questão, concerteza que sairemos todos beneficiados!

    ResponderEliminar