quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FORCADOS DE SALVATERRA EM DESTAQUE


O Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos está em França (Nimes, Saint-Marie de La Mer) pois esta noite vão participar numa corrida em que pegarão (em "solitário") os toiros que saírem à arena. Em representação de Salvaterra de Magos e de Portugal, a expensas dos próprios, com o apoio dos emigrantes locais e do Clube Taurino Salvaterrense, que organizou uma excursão, desejamos que os nossos forcados tenham mais um êxito.


Destaque ainda para o facto de, na passada 2ª feira, os Forcados Amadores de Salvaterra de Magos terem vencido - com a pega do 2º da noite pelo forcado João Paulo Damásio - o "Concurso de pegas" que teve lugar na importante Feira de Samora Correia. Parabéns!

11 comentários:

  1. TOURADA NÃO É CULTURA!

    ResponderEliminar
  2. Importante Feira de Samora looooooooolllllllllll

    ResponderEliminar
  3. A noção de "importante" é um conceito relativo, claro!
    Mas sempre lhe reproduzo o seguinte texto que li no site http://www.samoraonline.com/noticias/ver.asp?id=514:
    "As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe receberam mais de 100 mil visitantes entre 18 e 23 de Agosto."

    ResponderEliminar
  4. Gostar de touradas é ter uma mentalidade retrógrada e pobre. Por isso não terá o meu voto!

    ResponderEliminar
  5. O voto em democracia é, felizmente, um acto individual, daí que os critérios de escolha dos candidatos sejam responsabilidade de cada um que exerça esse seu direito.
    Como não tenho a mesma necessidade - que o seu comentário revela - em qualificar as opiniões dos que discordam de mim, prefiro acreditar que não sou o detentor da verdade absoluta e, se vier a ser de novo candidato, esforçar-me-ei por encontrar pontos de entendimento em vez de acicatar divergências.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos que fizeram uma belíssima pega, digna de prémio que receberam.
    Sou aficionada há apenas 3 anos mas já sei algumas “coisas” Os forcados são um grupo amador que enfrenta o touro a pé com o objectivo de conseguir imobilizar o touro unicamente à força de braços. Oito homens entram na arena, sendo o primeiro o forcado da cara, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda (os mais determinantes) e demais forcados que também ajudam na pega, terminando no rabejador que segura no rabo do touro, procurando deter o avanço do animal e fixá-lo num determinado local para quando os seus ajudantes o largarem este não invista sobre eles. Por isso se chama “Grupo” porque a pega não se faz sozinha! E o Grupo de Salvaterra fez uma belíssima pega! Parabéns GFASM.
    Infelizmente há uns grupos de defesa dos direitos animais que criticam a prática da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.
    Mas a tourada é Cultura! Até Picasso pintou um quadro lindíssimo alusivo às touradas.

    ResponderEliminar
  7. As melhoras ao forcado que ganhou o prémio de melhor pega, que se encontra em convalescença depois de uma ajuda na mesma corrida de Samora. Da família Damásio, filho do Paulo Jorge, outro grande forcado, daqui segue um abraço e esperança na recuperação rápida do João Paulo.

    ResponderEliminar
  8. Felizmente todos os "lesionados" encontram-se em melhorias das suas lesões, de um modo especial o João Paulo que era o que se encontrava com maiores reservas...
    Quanto à ída a França, gostava de registar que tudo também correu dentro da normalidade, daquilo que se é ser forcado e pertencer a um GRUPO. Fica aqui o registo actualizado.
    Quanto aos que não gostam da FESTA, o C.T.S. na minha pessoa só pede respeito porque também respeita-os apesar de terem gostos divergentes.
    Ângelo Silva.

    ResponderEliminar
  9. "Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais" Ghandi

    ResponderEliminar
  10. Parabens Forcados Amadores de Salvaterra de Magos por mais um Prémio conquistado e mais uma vez por elevar o nome do nosso Concelho e da Vila de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez deixo um comentario a divulgar a falta de apoio as associaçoes de Salvaterra de Magos pelas entidades oficiais de Salvaterra de Magos, nao so ao grupo de forcados local como as restantes associaçoes.
    Desta vez gostava de ver o comentario publicado para dar conhecimento a toda a populaçao.
    Se tiverem que apagar que apaguem os dos antitaurinos que estao aqui publicados.
    obrigado.

    ResponderEliminar