terça-feira, 30 de agosto de 2011

FIM DA LINHA?!


Vai terminar o período experimental de 2 anos, iniciado em Setembro de 2009, que possibilitou a utilização do troço Coruche-Setil, antigo ramal de Vendas Novas, para o transporte de passageiros que, desta forma, ficaram ligados à linha do Norte e, na maior parte dos casos, facilitou a ligação à Área Metropolitana de Lisboa.
Este Protocolo que reuniu a CP, a REFER e as Câmaras Municipais de Coruche, Cartaxo e Salvaterra de Magos já esteve envolto em polémica, no início deste ano, quando a CP comunicou a interrupção deste Serviço, ao que apurámos na altura, por atraso nos pagamentos das comparticipações das autarquias. A indignação dos utentes, as nossas iniciativas - e de outros autarcas - para denunciar a situação e exigir o cumprimento do Protocolo permitiu que entretanto a questão fosse ultrapassada, tendo as Câmaras efectuado o pagamento de algumas mensalidades mais atrasadas e remetido à CP os respectivos planos de regularização da dívida.
Infelizmente, os custos associados a este transporte e o facto de as autarquias, pelo menos a nossa, pouco terem feito para cativar mais utentes - a média de utilização é de apenas 15 pessoas por comboio - levou já a Câmara Municipal do Cartaxo a anunciar que não subscreverá novo Protocolo. Apesar de as outras duas Câmaras Municipais estarem disponíveis para continuar, o futuro é incerto. A ideia que se começa a generalizar é que a CP, depois de auscultar a tutela, colocará um ponto final neste transporte.
A este propósito a última edição do semanário O MIRANTE publica a notícia que se reproduz (em parte).

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

5 comentários:

  1. Sr. vereador quanto custou até agora esta "patetice" do protocolo com a CP? quanto já pagámos e quanto ainda devemos? Faço a pergunta porque isto é informação se calhar tipo confidencial mas a que o sr. vereador tem fácil acesso. Desde já muito obrigado pelos esclarecimento que me dará a mim e as pessoas em geral.

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  2. Não classificaria este tema como o fez, pois poderia ser estratégico para um projecto de desenvolvimento económico do n/ concelho, que não existe, dispor de ligação ferroviária quer de mercadorias como de passageiros à linha do Norte.
    Em relação aos custos desta ligação - desconheço se poderia ser feito mais alguma coisa para os reduzir - o valor anual suportado por cada uma das Câmaras Municipais não deve andar muito longe dos 100.000€.

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  3. Obrigado sr. vereador, aguardo o esclarecimento de quanto já a camara pagou e de quanto ainda deve, pois depreende-se do seu post que as camaras pouco pagaram e gostava de saber o caso em concreto da nossa.

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  4. Aquilo que depreende do meu post não é responsabilidade minha! Basta que o leia, pois o que lá está escrito é que as Câmaras Municipais enviaram planos de regularização das dívidas que tinham para com a CP. Espera-se por isso que esse problema esteja a ser solucionado! Pode sempre consultar a página da Câmara e ver a oportuna prestação de contas.

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  5. Fim da linha! uma boa noticia para 99,...% da população, os que pagavam para o comboio ser usado por uma duzia de munícipes. Por estas e outras é que o País chegou onde chegou, "quase" falência. Esta decisão da administração da CP é de louvar, pois se aguardasse-mos pela decisão dos Presidentes de Câmara, poderíamos esperar "sentados" e o nosso dinheirinho desaparecia sem utilidade racional.

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