sexta-feira, 5 de agosto de 2011

NOVIDADES NA REUNIÃO DE CÂMARA DE HOJE!...


Há alguns temas incluídos na reunião de Câmara de hoje que merecem destaque. Desde logo o facto de se estarem a aprovar actas de reuniões realizadas há mais de 3 e 4 meses. A mais recente data de 4 de Maio e a mais antiga de 16 de Março.
Os vereadores tomam conhecimento da 9ª alteração ao Orçamento Municipal feita desde o início deste ano e são informados da proposta da maioria para a 2ª revisão àquele Orçamento onde, no essencial, se constata uma redução nas RECEITAS estimadas no Orçamento Municipal, por um lado devido a menor transferência de verbas QREN uma vez que a obra do Centro Escolar de Marinhais parou por alegadas dificuldades do empreiteiro e há necessidade de lançar novo concurso. Também as verbas previstas com a derrama (imposto municipal) que eram de cerca de 370.000€ passaram para cerca de 175.000€.
A proposta da maioria BE para as taxas de IMI - imposto municipal de imóveis - para 2012 mantém os valores fixados para 2011, ou seja, 0,6% para as edificações mais antigas (o valor fixado tem de ficar entre 0,4% e 0,7%) e 0,3% para as construções mais recentes (a taxa legal tem de ficar entre 0,2% e 0,4%).


  • Pela colaboração do CCD dos Trabalhadores do Município de Salvaterra de Magos na caminhada "Rota Nocturna" a Câmara Municipal atribuirá àquela Associação 370€;
  • A Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória e a Comissão de Festas de Muge em Honra do Mártir S. Sebastião receberão, cada uma, 5.000€, dos quais - em ambos os casos - 1.500€ são para ajudar no aluguer de um palco;
  • A Câmara Municipal atribuirá (como já aconteceu em casos análogos anteriores) ao Grupo de Dança "Os Lusitanos" de Marinhais 1.500€ para a organização do seu Festival de Folclore que decorrerá em 27 de Agosto;
  • A Câmara Municipal pretende celebrar um novo protocolo com a Associação "Terra de Duendes" (com sede na Rua Heróis de Chaves, em Salvaterra de Magos) à qual já foi decidido ceder por 50 anos em Muge (EN 118), um terreno com 4.611 m2, cabendo à Associação elaborar, no prazo de 6 meses, um projecto de um canil/gatil (municipal?!) com 413m2. A Câmara acompanhará a e fiscalizará a futura obra, embora nada se diga ainda sobre a repartição dos custos de construção. O canil/gatil será usado pela Câmara e pela Associação, a direcção técnica será do veterinário municipal e a autarquia ainda se compromete a disponibilizar (a meio tempo) um funcionário para a limpeza do espaço. A Câmara Municipal assume a manutenção do edifício e a atribuição de uma verba (a definir?!) para comparticipar nos custos de exploração e de manutenção do espaço. A Associação zelará pelo bem-estar dos animais adquirindo os materiais necessários, desenvolverá semestralmente campanhas de sensibilização para adopção dos animais, procederá à recolha (legal) dos animais que se encontrem abandonados e garantirá a alimentação dos animais com a ajuda da Câmara Municipal, sempre que se justifique.

  • A Câmara Municipal vai apoiar com 7.500€ o Centro de Bem Estar Social de Marinhais, na realização de obras de remodelação/beneficiação do edifício do Centro de Dia de Marinhais, obras que estão orçadas em 150.000€ e que são financiadas em 120.000€ pelo Programa MASES (medida de Apoio à Segurança de Equipamentos Sociais, criada pelo ex-Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).

É tornado público que o novo vereador a tempo inteiro, desde 1 de Agosto deste ano, o quinto da lista de candidatura BE, é o Sr. Manuel António Marques das Neves que, surpreendentemente, é também nomeado (pela Srª Presidente da Câmara) Vice- Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. A ele estão atribuídas competências nas áreas da Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos (DOMSU), da Protecção Civil Municipal, a instrução dos processos de contra-ordenação e a aplicação de coimas.
Foi nomeado, a partir da mesma data, para o Gabinete de Apoio Pessoal a este vereador, como secretário, o Sr. Noel Gomes Pereira Caneira. 


A Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo propõe à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos a seguinte denominação para duas vias da freguesia:
  • Estrada do Valão - com início nas Janeiras de Cima (passagem de nível) e final no Monte do Valão, a nascente da Barragem de Magos;
  • Travessa dos Félix -com início na Rua Luís de Camões e final na Rua Capitão Salgueiro Maia.

A pedido da liderança autárquica foi incluído na Ordem de Trabalhos um ponto extra que visa a abertura de um procedimento concursal para a nomeação em comissão de serviço de chefe de divisão administrativa. Nos termos da Lei é preciso ter uma licenciatura e pelo menos 4 anos de experiência profissional em funções, cargos, carreiras ou categorias para cujo exercício seja exigível uma licenciatura. A actual gestão autárquica considerou preferencial que a licenciatura seja em direito.

4 comentários:

  1. Não tendo nada a ver com o post, acho que é pertinente agora que o resultado do concurso está ca fora que o senhor faça mea-culpa ao facto de antecipadamente ter tido uma "Unhappy hour", ao referir a candidatura do mandatario da juventude do BE nas ultimas autarquicas a um cargo na CMSM. Ao que parece o mesmo não teve o lugar que seria merecido, pois ele deu a cara pelo BE e pela candidatura da Anita, e teve que engolir muitos sapos nestes dois anos (abriu os olhos), muito mais que os seis que lhe ficaram á frente e tem desta forma a vidinha organizada sem se chatear muito.
    Ou será que existe algum cargo reservado? Ainda?


    http://fazerporsalvaterra.blogspot.com/2011/07/happy-hour.html

    http://www.cm-salvaterrademagos.pt/NR/rdonlyres/5AD426DC-5FBE-4ECA-8984-69E5CC63A59C/0/ListaCFAssistenteTecnico.pdf

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  2. Seja bem-vindo Sr. Vice Presidente da Autarquia de Salvaterra de Magos! Vamos ver até quando servirá para parceiro da Srª Presidente...

    Olhe pelas nossas estradas, Sr. ex. instrutor, muitas há anos que anseiam por alcatrão e outras há tantos anos que não vêm novo alcatrão que parece que andamos nós num passeio tt ao circular pelas estradas do concelho...

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  3. Caro(a) anónimo(a) registámos no endereço que indica a candidatura do ex-mandatário da juventude BE. E dissemos na altura:
    "Ainda não foi tornado público, nessa página na internet, quais são os 6 candidatos seleccionados."
    E acrescentámos ainda na altura:
    "Ainda que a sorte se procure e, regra geral, para a conseguir seja preciso muito trabalho, também é verdade que por vezes há horas felizes!"
    O candidato em causa estava em 7º lugar no final da prova escrita e tinha 12,5 valores, faltava uma outra prova a entrevista pessoal, daí que não pudessemos adivinhar o que iria acontecer, até porque como compreenderá a maioria BE não nos consultou sobre o tema!...
    Aliás se confrontar os resultados da prova escrita com os resultados finais (depois da entrevista de selecção) verá que houve alterações. Das mais sensíveis diria eu foi a descida do candidato Samuel que estava empatado em 4º lugar (13,75 valores) e passou para o 8º lugar (13,05 valores). Este facto poderia ter beneficiado o candidato Filipe Ribeiro pois estava em 7º lugar (12,5 valores), contudo e apesar de ter conseguido 13,10 valores de nota final o que lhe daria o almejado 6º lugar foi ultrapassado pelo candidato Jorge M. Silva que ficara atrás de si na prova escrita (11,75 valores) e que terminou com 13,45 valores.
    Não foi por ora de facto um momento feliz para esse candidato!...

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  4. A primeira tarefa importantes que o senhor Vice-presidente, acompanhado do seu ilustre secretário, mais o grande protector civil tem a fazer é o de acompanhar sua majestade Anita aos comes e bebes das festas populares do concelho.
    Parece que a senhora já andava um pouco abandonada para estas petiscadas, mas reforçou assim a equipa

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