quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TOPONÍMIA E AS PESSOAS


Esta foi a solicitação da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos que deu origem à aprovação (unânime) pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos do nome dos dois arruamentos identificados naquele ofício.

(clicar em cima do mapa para o ver melhor)

Infelizmente nenhuma daquelas duas autarquias - ao que nos foi dito por residentes - colocou nos locais acima indicados placas com o nome dado às ruas, nem comunicou aos que aí residem a fixação daqueles topónimos. Para isso bastaria que tivessem aproveitado a distribuição porta-a-porta do Boletim Municipal para, sem acréscimo de custos, deixar nas caixas do correio esta informação. Lamentavelmente nem uma coisa nem outra foi feita, o que originou o desagrado de alguns dos moradores!
O mínimo que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos deviam fazer era definir um único local para as pessoas obterem as necessárias certidões de residência para poderem alterar a sua documentação pessoal, corrigirem os títulos de registo de propriedades ou de imóveis e adoptarem o novo endereço postal.
Em vez disto as pessoas são encaminhadas para os serviços da Junta para obterem aquela certidão, lá informam-nas de que têm de ir primeiro aos serviços do município requerer, pagar e levantar uma planta de localização e depois regressam à Junta de Freguesia para requerer e posteriormente levantar a certidão!
É preciso cuidar melhor do dia-a-dia das pessoas!

Sem comentários:

Enviar um comentário