segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CUIDADO COM OS INCÊNDIOS E O LIXO


São vários os terrenos particulares e públicos que na zona da nova Urbanização da Coitadinha, a poente da vila de Salvaterra de Magos - entre seguramente outros locais, um pouco por todo o concelho - onde abundam ervas e outra vegetação seca que, por qualquer desleixo, podem desenvolver um fogo que lavraria próximo das habitações e de outros bens das pessoas.
Para minorar o risco de deflagração de um incêndio haveria vantagem em que cada proprietário  cuidasse da sua parcela de terreno removendo, nesta altura do ano, o material combustível.


Não tem sido fácil - e é certamente ineficaz nalguns locais - o trabalho de manter limpas as ruas e os lugares públicos de Salvaterra de Magos, pois há meses e meses que a varredora, propriedade da autarquia, está "de baixa" aguardando por uma reparação que já vai tardando.
Todos nós podemos ajudar se formos mais cautelosos no acondicionamento do lixo - colocando-o dentro de sacos e só depois o depositarmos no interior dos contentores - e se evitarmos lançar para o chão papéis e todo o tipo de pequenas embalagens. Se todos ajudarmos tudo será bem mais fácil!

2 comentários:

  1. Se todos colaborarmos um pouco não custa nada, o problema é que algumas limpezas dão trabalho e muitas pessoas são demasiado preguiçosas para pegar numa enxada e cortar as ervas ou removê-las com meios mecânicos. Depois ainda há a crença na sorte, e muita gente acredita que os azares só acontecem aos outros, o pior é quando nos toca a nós e é tarde para tomar medidas preventivas.

    Lixo deitado no chão, seja um papel, uma beata de cigarro, ou qualquer outro resíduo, considero um desrespeito pelo próximo e pelo meio ambiente, sendo que muitas vezes me pergunto se quem deita lixo no chão na via pública se também o faz nas suas casas?

    Vamos deixar de ser comodistas e ser mais pro-activos, fica o desafio! Vamos ser mais cautelosos e asseados!

    ResponderEliminar
  2. Pois é!
    Mas a Vila Magos está pejada de lixo, mas não é pelos residentes! A ciganada que por ali passa transforma aquilo numa estrebaria e a Câmara também assobia para o lado, não cumprindo com as suas obrigações! Há 2 anos andaram a rebaixar os passeios para as entradas para os respectivos terrenos, mas o entulho ali continua com a agravante de terem começado a depositar outros entulhos! É normal! Relativamente ás ervas, basta ver a forma como a Autarquia trata dos seus municipes, as ervas foram arrancadas apenas na rua principal, os locais onde residem mais municipes, NADA! Atenção que estou a falar das ervas nos passeios (Via pública). Relativamente aos terenos a autarquia deve obrigar os proprietários a tratar dos mesmos! Já nem vale a pena falar dos dejectos animais espalhados por todo o lado, uma vez que os Serviços Municipais são bastante lascivos no que toca a este assunto, uma vez que devia actuar com a aplicação de coimas, uma vez que grande parte dos animais que passeiam por ali são acompanhados por outro da mesma espécie que acha que defecar na via pública é perfeitamente normal. Não cabe aos municipes chamar a atenção a estas pessoas, pois para elas é normal e o facto de serem chamados a atenção, parece-lhes muito mal! Mas está tudo bem, estamos em Salvaterra, a FOSSA do Distrito! Temos tantos recursos mas têm sido tão mal geridos ao longo destes anos. É revoltante, trabalhar noutra terra e ver que os direitos são garantidos! Aqui, as pessoas têm de mendigar, para conseguirem ver os seus problemas resolvidos, mas têm de ter cuidado na forma como o fazem, pois podem vir a sofrer represálias! É triste ver como esta terra definha dia após dia!

    ResponderEliminar