terça-feira, 2 de agosto de 2011

A QUALIDADE DA ÁGUA E DAS TUBAGENS


São cada vez mais as situações em que a água surge acastanhada nas torneiras das habitações e dos estabelecimentos comerciais que se situam no concelho de Salvaterra de Magos, embora este problema não seja um exclusivo nosso, como a foto acima - retirada da internet - demonstra.
A coloração da água, distribuída para consumo humano, devido à previsível  presença de ferro e manganês, afectou primeiramente a freguesia dos Foros de Salvaterra e, ainda que mais espaçadamente, a de Salvaterra de Magos. Infelizmente as queixas vão-se estendendo às freguesias de Marinhais e Glória do Ribatejo.
São já vários os consumidores que recorrem a fontes alternativas de abastecimento de água - poços e furos particulares - sempre que ocorre a distribuição de água com menor qualidade. O recurso a essas fontes, onde não há controlo de qualidade, torna o consumo de água menos seguro e pode afectar a saúde pública.
É pois urgente agir! A empresa Águas do Ribatejo vai ter de solucionar esta limitação apostando em tratamentos que removam e controlem a presença de ferro e manganês. Até ao momento a forma adoptada pela empresa para minimizar o problema tem sido fazer descargas de água da rede nos locais mais atingidos, o que origina enormes desperdícios de água captada, tratada, armazenada e distribuída, com repercussões financeiras nos custos de exploração dos sistemas, o que acabará por ter de se repercutir nos clientes da empresa.


Outro dos desafios que aquela empresa intermunicipal tem de solucionar é que as redes de distribuição, pela sua idade e/ou pelo material das tubagens, podem também conferir cor à água já tratada, principalmente quando há perturbações no funcionamento da rede - roturas, execução de ramais, etc. Ora, como muitos dos nossos tubos de água ainda são de fibrocimento e já estão envelhecidos vai ser preciso apostar forte na sua substituição. 
Os custos envolvidos na resolução definitiva do problema da cor da água exigirão, provavelmente, o recurso a financiamentos comunitários, daí que não vai ser a curto prazo que a questão estará resolvida! 

6 comentários:

  1. Sr. Eng. em rigor nos Foros de Salvaterra não deveria existir tubos de Fobrocimento, pois toda a rede é recente +- de 1998 para cá.
    Pergunta: Porque é que o sr. Eng. Helder enquanto responsável das obras da Câmara, quando foram colocadas as primeiras tubagens nos Foros de Salvaterra, colocou de fibrocimento?
    João Pedro

    ResponderEliminar
  2. São já vários os consumidores que recorrem a fontes alternativas de abastecimento de água - poços.
    Não conheço nem acredito que alguem (uma unica pessoa que seja), em substituição consuma agua de um poço em vez de água da rede!

    ResponderEliminar
  3. O comentário sobre as tubagens na rede dos Foros de Salvaterra só pode ser feito por alguém que não reside nos Foros de Salvaterra, nem técnico da área, daí ser falacioso e maldoso, só ao alcance daqueles que a qualquer preço - e em benefício próprio - querem defender a actual governação autárquica e atingir os que se lhe opõem, mesmo que recorrendo a mentiras.
    As primeiras tubagens a serem colocadas na freguesia dos Foros datam do mandato autárquico de 1979-1982, há mais de 30 anos. A água começou a ser distribuída a partir do mandato seguinte e o projecto que nessa altura foi cumprido pelos técnicos municipais foi elaborado pelo GAT de Salvaterra e previa que a água fosse de Salvaterra para os Foros. Situação que os técnicos municipais não acharam bem e foi revista passando a fazer-se uma captação própria para os Foros. As tubagens eram de fibrocimento porque na altura era a solução técnica adequada.
    Num projecto de rede de águas é habitual considerar-se uma vida útil de 20 anos para os equipamentos electromecânicos e de 40 anos para as tubagens, desde que usadas nas condições ideais de exploração. O que não foi o caso nem nos Foros, nem em Marinhais.
    Começa pois a chegar o tempo de limite da vida útil das tubagens, tal como em outras freguesias.
    Fica pois claro que não foi nenhum funcionário municipal que escolheu as tubagens para as redes de água do concelho e a partir do momento em que as normas técnicas recomendaram a adopção de outros materiais foram esses que passaram a ser adoptados nas ampliações (extensões) das redes como os consumidores bem sabem.
    Tenho a certeza também que não será nenhum funcionário municipal que vai às captações de água adicionar soluções de ferro e manganês.
    O que importa é que a empresa Águas do Ribatejo e a maioria que governa a Câmara envidem esforços para a resolução dos problemas enunciados.

    ResponderEliminar
  4. Isto trata-se de um problema de saúde pública.

    Esperemos que não seja preciso vir cá a televisão para que o problema seja resolvido.

    ResponderEliminar
  5. Isto das pessoas pensarem que a televisão resolve tudo é impressionante. Ainda gostava de ver a Júlia Pinheiro ou Manuel Luís Gouxa a limparem ou mudarem esgotos. Existem muitas situações em que são as próprias pessoas as responsáveis, como é o acumular de lixo junto aos contentores. Aí não se lembram de chamar a televisão para ver a falta de civismo que os próprios têm. Vamos resolver os assuntos nós próprios não vamos levar o nosso Concelho para a televisão por coisas más mas sim por coisas boas.

    ResponderEliminar
  6. Importa também referir que já houveram casos em que as descargas na rede, após intervenções, não foram realizadas pela Águas do Ribatejo, o que "obriga" os consumidores a terem de abrir as suas torneiras para, passado algum tempo, voltar a obter água incolor, o que também poderá "esconder" alguma estratégia dessa mesma empresa, pois assim os consumidores têm consumos mais elevados de água e consequentemente terão de pagar mais pela sua conta de água.

    ResponderEliminar