sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

UMA NOVA ETAPA NA RECOLHA DE RESÍDUOS


É cada vez mais difícil às autarquias fazer face à quantidade de resíduos que é produzida por cada um de nós. 
São os resíduos sólidos urbanos (RSU) que habitualmente depositamos nos contentores e, felizmente, é cada vez maior o número dos que o fazem dentro de sacos devidamente fechados, o que ajuda a combater o mau cheiro e as pragas de insectos.  Mas são também os detritos vegetais, o mobiliário velho, os electrodomésticos avariados, etc.
Para evitar que todo o tipo de lixo vá surgindo junto aos contentores, ao longo das estradas, nas nossas povoações, conferindo-lhes um aspecto pouco digno, as juntas de freguesia de Salvaterra-Foros, Glória-Granho e Muge, juntam-se à de Marinhais e adquiriram, com o apoio da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, viaturas que as vão apoiar nos seus trabalhos do dia-a-dia, mas que vão procurar estar também disponíveis para criar uma rede municipal de recolha daqueles lixos de modo a destinar-lhes o tratamento adequado e a manter o mais limpa possível cada uma das terras que habitamos.


O objectivo de tornar mais bonito e limpo o concelho de Salvaterra de Magos só será possível se as pessoas aderirem, se os fregueses telefonarem em vez de depositarem junto dos contentores, se todos reciclarmos aproveitando alguns dos ecopontos que estão disponíveis. 
Estamos a tentar melhorar o serviço que antes era prestado aos cidadãos, mais viaturas, já pedimos mais ecopontos, mas nada disto surtirá efeito se as pessoas não colaborarem de modo activo. Ainda reciclamos muito pouco do lixo que produzimos, vai ser preciso fazermos mais!...

3 comentários:

  1. Excelente esta ideia de organizar um serviço integrado de recolha de monstros domésticos que apenas resultará nos efeitos desejados se for efectuada uma campanha de divulgação massiva junto das populações que beneficiarão deste importante serviço.

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia amiga do Ambiente, que ajudará a tornar um concelho mais limpo, organizado e belo a nível paisagístico (natural e urbano), mas para isso reforço a opinião do comentário anterior, em relação à realização de uma campanha sólida de divulgação.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. parabéns pela iniciativa mas os contentores do lixo continuam cheios durante vários dias, como acontecia com a presidente anterior, é preciso despejar os contentores mais vezes

    ResponderEliminar