domingo, 26 de janeiro de 2014

FUMAR... UM MAL QUE SE AGRAVA



Fumei durante 22 anos... e julgo poder afirmar que é possível deixar de fumar sem perder a alegria de viver e de conviver, embora reconheça que nos primeiros dias (semanas) a luta é dura. A "ideia" demora anos a perder relevância. 
Quem consiga deixar de fumar nunca deve perder a noção de que "é um fumador", pois um pequeno "incidente" transforma rapidamente um ex-fumador num fumador. 
A notícia que se publica de seguida é mais um alerta a todos os que teimam e um incentivo a todos os que tentam.


Responsáveis pelos serviços de saúde dos EUA reuniram-se na Casa Branca para divulgar o último estudo do Surgeon General sobre as consequências do consumo de tabaco, cinco décadas após o primeiro relatório onde se alertava que fumar provocava cancro do pulmão.
Nos Estados Unidos, o consumo voluntário de tabaco permanece a primeira causa de morte prematura, com cerca de 500.000 óbitos por ano.
"Surpreendentemente, 50 anos depois ainda estamos a detetar novas formas de como o tabaco prejudica e mata as pessoas", disse o diretor do Centro de controlo e prevenção de doenças, Thomas Frieden.
"O tabaco ainda é mais prejudicial do que pensávamos".
Quanto aos fumadores passivos, expostos ao fumo do tabaco, o documento refere que enfrentam riscos crescentes de ataque cardíaco.
Os responsáveis pelo relatório do Surgeon General alertam ainda para o facto de os cigarros modernos serem "mais fortes e mais perigosos que nunca".
"Os fumadores têm hoje um maior risco de contrair cancro do pulmão em relação ao primeiro relatório do Surgeon General divulgado em 1964, e mesmo que fumem menos cigarros".
"A forma como os cigarros são fabricados e os químicos que contêm alteraram-se com os anos, e algumas dessas alterações podem ser um fator de maiores riscos de cancro do pulmão", afirmam.
As taxas de fumadores nos Estados Unidos têm vindo a diminuir, com 18% por cento de fumadores atuais em comparação com os 42% há cinco décadas.
Um estudo norte-americano divulgado na semana passada demonstra que apesar de uma diminuição do número de fumadores em diversos países, o seu número aumentou de 721 milhões para 967 milhões em 2012, devido ao crescimento populacional ou ao aumento da popularidade dos cigarros nos países em desenvolvimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário