quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

UM CENTRO ESCOLAR QUE ESTÁ AGORA EM BOM RITMO


Por vicissitudes várias - falência de empreiteiros, decisões administrativas e/ou opções políticas - o Centro Escolar de Marinhais, que era para estar concluído sensivelmente na mesma altura que o de Salvaterra de Magos, atrasou-se muito, cerca de 2 anos, daí que desde que tomámos posse tenhamos decidido dinamizar e apoiar a concretização desta obra e dos arranjos que a envolverão, num montante que se estima ultrapassem os 2 milhões de euros.
As fotos que aqui publicamos evidenciam o bom ritmo que caracteriza, neste momento, o evoluir dos trabalhos. A nossa intenção era concluir a empreitada até ao Verão, mas receamos que os trabalhos de acabamento final, equipamentos vários e vistorias indispensáveis não nos permitam fazer coincidir o arranque do próximo ano lectivo com a entrada em funcionamento deste estabelecimento de ensino.


O número de salas de aula do 1º ciclo e do ensino pré-escolar que estarão disponíveis brevemente, assim como a evolução negativa da natalidade vão ser avaliadas pelo sector da educação da Câmara Municipal e pela direcção do agrupamento de escolas, para verificar da possibilidade de as crianças de Muge poderem vir a beneficiar também desta nova e moderna infraestrutura educativa. Obviamente que uma decisão desta natureza passará sempre pelo envolvimento dos autarcas, pais e encarregados de educação, na expectativa de se fazer o melhor que estiver ao nosso alcance pelas crianças.
Ainda no domínio da melhoria das condições que são proporcionadas aos jovens do nosso concelho, a Câmara Municipal já manifestou a sua intenção de candidatar ao próximo Quadro de Apoio Comunitário (2014-2020) a construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e a requalificação das escolas do 1º ciclo da Glória do Ribatejo. Infelizmente a informação que nos tem chegado, a conta-gotas, é que os fundos europeus se vão afastar dos equipamentos educativos não os considerando prioritários. Não vamos, no entanto, deixar de o tentar!...

Sem comentários:

Enviar um comentário