sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO, UMA APOSTA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL


Como é do conhecimento público as crianças da vila de Salvaterra de Magos beneficiam hoje - e brevemente serão as de Marinhais também - de um Centro Escolar. 
Infelizmente a rede de escolas públicas com estas características está longe de abranger todo o universo de crianças que residem no concelho de Salvaterra de Magos. 
As explicações são de variada natureza, uma das quais o facto de termos começado tardiamente a apostar na educação, outra justificação a falta de um projecto coerente que visasse a coesão e a igualdade de oportunidades entre todas as crianças.
Com o fim das verbas do QREN já não é possível (presentemente) ao nosso Município obter apoio financeiro para concretizar a construção e/ou a reabilitação dos equipamentos escolares, para além da edificação do Centro Escolar de Marinhais que vai avançando ainda que não ao ritmo que desejaríamos. Vamos ver se o empreiteiro conseguirá concluir os trabalhos a tempo do início do próximo ano lectivo?!...
Ficámos a saber também nas reuniões que temos tido na Comunidade Intermunicipal e na CCDR Alentejo que a educação vai deixar de estar nas prioridades do próximo quadro comunitário de apoio (2014-2020), o que, a confirmar-se, vai colocar em causa dois grandes objectivos programáticos que tínhamos:
  • Construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca;
  • Requalificação das EB1, nomeadamente da União de freguesias da Glória do Ribatejo - Granho.

Com vista a manter ainda a esperança de levarmos por diante estas intervenções, informámos já das nosas intenções a CIMLT, a CCDR Alentejo e mais recentemente o Ministério da Educação de quem esperamos vir a obter o apoio necessário. Tanto quanto pudemos apurar só com o apoio inequívoco e expresso da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares poderá vir a ser possível candidatar este tipo de obras.
Não vamos desistir antes de tentar e de esgotar todas as possibilidades. Não será por falta de iniciativa ou de vontade municipal que as obras indicadas se não concretizarão!... A educação e as crianças são uma das primeiras preocupações deste executivo municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário