terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ENTREVISTA À RÁDIO CARTAXO


No decurso da passada semana estive, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, numa entrevista na Rádio Cartaxo, de que deixo aqui um pequeno apontamento com alguns dos temas abordados pelos jornalistas daquela rádio local. 

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Quem utiliza com frequência a ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, apercebe-se da necessidade de ser levada a cabo uma intervenção naquela importante via de comunicação. Acontece que, segundo um acordo assinado na altura em que passou a ponte rodoviária, a responsabilidade pela manutenção da ponte é das duas Câmaras Municipais que não têm dinheiro para avançar com essa intervenção. A solução pode passar por uma candidatura a fundos comunitários e é isso que se está a tentar fazer, anunciou o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, em entrevista à Rádio Cartaxo. Uma candidatura que inclui a melhoria dos acessos, do lado de Muge, iluminação pública e o estudo da eventual possibilidade de alargamento da faixa de rodagem, com a supressão de um dos passeios.

Um dos problemas maiores com que Salvaterra de Magos se confronta, nesta altura, é o escasso número de médicos que asseguram assistência à sua população. As cerca de 2300 pessoas que vivem em Muge e no Granho não têm qualquer médico a quem recorrer. Em Glória do Ribatejo, há um médico para 3300 pessoas e Marinhais, com 6500 habitantes, também só conta com a assistência de um profissional de saúde. O mesmo acontece com Foros de Salvaterra, onde há um médico para dar apoio a 5000 pessoas. Os restantes dois ou três encontram-se em Salvaterra de Magos, onde vivem 5000 pessoas. Para tentar minorar esta situação, a Câmara está na disposição de dar algum apoio aos médicos que queiram ir para o concelho, através da disponibilização de habitação. Mas, para além da escassez de médicos, há também o receio de que se fechem mais centros e extensões de saúde.
A construção de um espaço desportivo em Salvaterra de Magos e de uma zona industrial digna desse nome, situada perto do nó da auto-estrada são outras das grandes preocupações do autarca.


Sem comentários:

Enviar um comentário