sábado, 23 de outubro de 2010

DATAS A RETER (em Outubro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Outubro:

* No dia 24, de 1855 – Salvaterra de Magos, perdeu o estatuto de concelho, passando a pertencer a Muge, situação que durou 5 anos. Em 10.07.1860, com o Decreto Nº 160, voltou novamente a ser município, passando a vila de Muge a pertencer ao concelho.
* No dia 6, de 1935 – Num terreno cedido pela Câmara Municipal, na avenida principal de Salvaterra de Magos, foi inaugurado o edifício que viria a servir de Casa do Povo, apoiando especialmente os trabalhadores rurais. Anteriormente esta Casa, esteve instalada numa dependência do lavrador Gaspar Costa Ramalho, na R. Cândido dos Reis, o qual sendo um dos seus fundadores, também pagava o salário ao funcionário.
* No dia 29 de, 1939 – Teve lugar o inicio da Banda de Música dos Bombeiros de Salvaterra de Magos.
* No dia 10, de 1947 – Foi criado o “Centro Paroquial de Bem-Estar Social” uma obra da Igreja de Salvaterra de Magos.
* No dia 4, de 1960 – Foi inaugurado um novo edifício dos CTT, em Salvaterra de Magos, na Rua 31 de Janeiro, mais tarde Rua 25 de Abril. Antes desta obra, os correios funcionavam num antigo edifício pombalino que tinha pertencido ao Paço Real da vila.
* No dia 10, de 1965 – A Comarca de Benavente, foi restaurada e nela foi incluído o concelho de Salvaterra de Magos. À época, Benavente pertencia a Vila Franca de Xira e Salvaterra a Coruche. Assinou o Diploma oficial o Prof. Antunes Varela, Ministro da Justiça.
* No dia 24, de 1981 – A Freguesia dos Foros de Salvaterra, foi dotada de rede eléctrica
* No dia 15, de 1983 – Foi inaugurada a Escola Secundária de Salvaterra de Magos, a que foi dado o nome Dr. Gregório Fernandes. A construção desta escola, ocupou um grande espaço da Ómnia da família Henriques Lino.
* No dia 3, de 1985 – Na biblioteca municipal, esteve presente pelas 15,00 horas, o Dr. Mário Soares, então 1º ministro de Portugal, que assistiu ao lançamento do livro “Salvaterra de Magos – Uma vila histórica no Coração do Ribatejo” de autoria de José Rodrigues Gameiro.
* No dia 15, de 1988 – Na Avenida principal de Salvaterra de Magos, foi inaugurada a sede e balcão da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário