segunda-feira, 11 de outubro de 2010

BE E SEGURANÇA SOCIAL ESQUECEM-SE...

A Segurança Social em Santarém vem-se revelando um serviço muito distraído.
Primeiro encerrou o balcão que tinha em Marinhais e “esqueceu-se” de o comunicar aos autarcas da freguesia e do concelho. Depois voltou a “esquecer-se” de responder aos pedidos de audiência, dificultando - com esse comportamento pouco concentrado – a busca de uma alternativa que permita manter a prestação daquele atendimento na freguesia de Marinhais. Finalmente - e após muita pressão por parte daquela Junta de Freguesia - lá se dignou responder-lhe disponibilizando-se para dialogar, inicialmente sem data, agora corrigindo essa falha e agendando uma primeira reunião de trabalho.

Mas não ficam por aqui as desatenções da Segurança Social em Santarém.
Primeiro porque consentiu - durante alguns anos - que a Junta de Freguesia de Marinhais, quando liderada pelo BE, não entregasse as contribuições para a Segurança Social, sem nada ter feito para corrigir esse erro. Depois porque permitiu - apesar do actual executivo da Junta de Freguesia de Marinhais já ter assumindo, naqueles Serviços, a falha do anterior executivo - que aquela autarquia ainda não possa iniciar a liquidação do montante devido (desde Janeiro de 2007) pela entidade patronal. Finalmente porque com estes comportamento prejudica o esforço nacional de aumento das receitas e impede a Junta de Freguesia de Marinhais de regularizar a situação e, em consequência disso, não lhe é possibilitado recorrer - ao contrário das outras freguesias do concelho - à colocação de trabalhadores no âmbito dos Programas Contratos Empregos Inserção do IEFP, os quais ajudariam a assegurar melhor as tarefas de limpeza das ruas, corte de ervas, desassoreamento de aquedutos e desobstrução de valas. A Junta de Freguesia está ainda impedida de celebrar quaisquer contratos-programa para obras, ou outro tipo de parcerias financeiras com a administração central.

O menor cuidado do executivo anterior (BE) da Junta de Freguesia de Marinhais que deu origem a este incumprimento, acrescido das distracções e desatenções da Segurança Social de Santarém lesam gravemente aquela freguesia e a qualidade de vida da sua população.

Sem comentários:

Enviar um comentário