terça-feira, 12 de outubro de 2010

ALGUMAS ZONAS VERDES ESTÃO NUM ESTADO DEPLORÁVEL

Em Salvaterra de Magos, a única freguesia do concelho cuja Junta (BE + ex-PSD) recusou tratar dos seus jardins, cabe à Câmara Municipal assumir a sua manutenção e limpeza.
Infelizmente, como as imagens documentam, algumas áreas verdes estão desleixadas, sujas, secas.

A Câmara Municipal que já hoje demonstra incapacidade para cuidar destes espaços, vai ter de passar a desembolsar verbas inusitadas na rega das suas zonas verdes, o que desde logo faz perigar a opção municipal, seguida há mais de duas décadas e meia, de dotar o concelho de áreas arborizadas e/ou ajardinadas para o tornar mais aprazível.


Chega a ser irónico que as Câmaras Municipais que constituíram a empresa Águas do Ribatejo, sejam elas próprias vítimas de um preçário - que aprovaram - e que penaliza (também) muito as autarquias e a manutenção do verde público.

(canteiro com sebe deu lugar a pedra e cimento)

Será certamente este o destino de muitos canteiros que, um pouco por todo o lado, davam cor e alegria às nossas ruas. Enfim, se calhar até é melhor do que o abandono a que vão sendo votados!...

8 comentários:

  1. Reformou-se o "Catamim", depois o "Ferreirinha" e acabaram-se os jardineiros que traziam pessoas a Salvaterra para ver os jardins da avenida ou da escola secundária, por exemplo. Mas conhecendo bem o argumentário político BE, tudo me leva a crer que a culpa é dos bandidos que andam por Salvaterra de noite a vandalizar os jardins. De certeza.
    Nelson Guerra

    ResponderEliminar
  2. O abandono dos espaços verdes acontece em todas as freguesias

    ResponderEliminar
  3. felizmente não tem razão. A única Junta de Freguesia que recusou protocolar (com a CM) o cuidar dos seus jardins foi Salvaterra de Magos e é aí que as coisas estão piores. TODAS as outras Juntas de Freguesia fazem um tremendo esforço para evitar que a situação chegue ao desleixo em que se encontram alguns espaços verdes na sede do concelho.

    ResponderEliminar
  4. Fazem um tremendo esforço com o dinheiro que a Câmara transfere mensalmente, verdade?

    ResponderEliminar
  5. Verdade. E pelos vistos fazem-no bem melhor do que aquilo que a Câmara Municipal consegue.A isso se chama aplicar bem o dinheiro dos contribuintes. Talvez seja então tempo de na freguesia de Salvaterra de Magos se fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Bem respondido senhor engenheiro. E que triste ficou Salvaterra (sede de concelho) quando seguimos pela nacional e vemos apenas passeio a ladear a estrada. Agora é que a senhora presidente está a ver o erro que foi criar as águas do Ribatejo. Cerca de meio milhão de euros a pagar por ano só pelas regas de jardins públicos? Que pena a senhora não se poder candidatar a novo mandato, porque tinha a possibilidade de continuar a sua politica de alcatrão arrancando todos os jardins e colocando em seu lugar ....alcatrão.

    ResponderEliminar
  7. Muito sinceramente sr.Engenheiro, acha que independentemente da questão das águas do ribatejo, fazia sentido manter os canteiros da estrada nacional junto ao edifio dos realistas/em frenta ao estaleiro da Câmara e na zona do modelo, etc... quando por exemplo no primeiro caso já existe um relvado e palmeiras numa zona ligeiramente mais interior daquela zona.

    ResponderEliminar
  8. Fez sentido até agora, pelo menos!... Tudo pode ser feito e refeito, consoante a vontade de quem gere.
    Até hoje a ideia era diminuir o risco e a conflitualidade entre os carros e as pessoas, criando uma vedação "verde" (sebe), até porque são zonas percorridas por muitas crianças por causa das escolas.
    Espero sinceramente que elas continuem a optar pelas passadeiras para peões e se o fizerem as sebes não serão necessárias.

    ResponderEliminar