sábado, 18 de dezembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 17-12-2010 (I)


No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio começou a sua intervenção associando-se aos votos de parabéns e felicitações da Srª Presidente da Câmara aos Escuteiros de Salvaterra de Magos (Agrupamento 68) por terem celebrado recentemente 45 anos de idade e ao BTT Clube de Portugal (com sede no nosso concelho) pela organização em Salvaterra de Magos da Maratona de BTT, com 40 Km e cerca de 1.500 participantes.
Aquele vereador prosseguiu referindo-se à necessidade de arranjar urgentemente o acesso ao Campo de Jogos do Salvaterrense.

(clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas (Helder Esménio e João Manuel Simões) deram conta à Câmara Municipal dos esforços que desenvolveram - a título pessoal - para resolver o problema da falta de médico nas freguesias de Granho e de Muge, tendo informado de que tinham grandes esperanças de que brevemente a situação esteja resolvida com a solução que indicaram aos representantes do Ministério da Saúde na região.

(clique em cima para visualizar melhor)

A vereadora Margarida Pombeiro (BE) destacou a realização nos próximos dias 21 e 22 de Dezembro da Festa de Natal dos idosos e reformados do concelho que terá lugar no Pavilhão das Festas dos Foros de Salvaterra. Lembrou ainda que está a decorrer na Biblioteca Municipal uma Feira do Livro.
O vereador César Peixe (BE) preferiu assinalar que estão terminados os trabalhos de repavimentação de ruas na vila de Salvaterra, que se vai iniciar a 2ª lavagem dos contentores do lixo deste ano e que prosseguem as tarefas de reparação e pintura das fachadas do edifício da Câmara Municipal.
O vereador Luís Gomes (BE) apresentou uma moção sobre a derrama salientando a importância de a lei ser revista, pois no caso de empresas com estabelecimentos em diversos concelhos, a distribuição da derrama é feita em função da massa salarial que está em cada um, o que beneficia os concelhos de Lisboa e Porto e prejudica os municípios de menor dimensão. A moção foi aprovada com a abstenção do vereador Jorge Burgal (ex-PSD) argumentando que seria matéria a tratar pela ANMP.
[O vereador Helder Esménio manifestou a sua concordância com o teor da moção na medida em que era importante que os concelhos do interior conseguissem mais receitas próprias, mas pediu para que a moção também fosse enviada, para conhecimento dos demais autarcas, à ANMP e à Comunidade Urbana da Lezíria.]
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) justificou a sua ausência à reunião de trabalho sobre o Plano e o Orçamento por estar ausente do País e dirigiu a todos os presentes, aos trabalhadores da Câmara Municipal e à população em geral votos de um Bom Natal. Prosseguiu a intervenção perspectivando um ano de 2011 muito difícil para as famílias e para as empresas. Salientou ainda que já no passado ultrapassámos situações bem complicadas e que por isso vamos conseguir vencer a crise.
A Srª Presidente da Câmara falou do stand que a Câmara Municipal teve na Feira do Artesanato na Marinha Grande. Salientou 0 20º aniversário do Centro de Bem-Estar Social da Glória do Ribatejo (ver post de 3 de Dezembro sobre este assunto) e o 706º aniversário sobre a Carta do Foral de Muge (ver post de 5 de Dezembro). Destacou ainda o Festival de Natação que vai ter lugar nas piscinas municipais e a entrega, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, de diplomas a formandos dos cursos de Novas Oportunidades que concluíram o 9º e o 12º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário