sábado, 25 de dezembro de 2010

DATAS A RETER (em Dezembro)


(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Dezembro:

* No dia 6, de 1304 – O rei D. Dinis, concedeu a Muge o Foral com a categoria de vila.
* No dia 6, de 1876 – Uma cheia, após alguns dias de chuva, alagou as terras com águas vindas do Tejo, tendo aberto brechas em alguns diques. A Vala Real não suportou as águas que vinham das valas de escoamento e do Paul de Magos. A enchente chegou até meio da rua Direita e da Rua S. Paulo, tendo invadido a Capela da Misericórdia e algumas casas naquelas ruas. Os marítimos de Salvaterra, deram uma ajuda importante às populações de Alqueidão, Reguengo, Valada e Porto de Muge.
* No dia 8, de 1939 – Foram aprovados os estatutos oficiais do Clube Recreativo Salvaterrense, com 34 assinaturas dos sócios fundadores.
* No dia 21, de 1958 – Nasceu Manuel Pedro Pinto Pereira, que foi um dos grandes impulsionadores da “Canoagem” em Salvaterra de Magos. Faleceu em 30.12.1989, num acidente com canoas, em águas revoltosas das cheias, na Vala Nova de Benavente.
* No dia 30, de 1980 – No salão da Casa do Povo, onde se realizavam as Assembleias Municipais de Salvaterra de Magos, foi aprovada uma rejeição à instalação de uma fábrica (celulose), em terras do concelho, com as descargas de águas no rio Tejo. A fábrica acabaria por ser construída na zona da Figueira da Foz.
* No dia 31, de 1984 – A Lei nº 73/84, publicou a criação da Freguesia de Foros de Salvaterra.
* No dia 16, de 2001 – Nas eleições autárquicas, para a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, foi reeleita Ana Cristina Ribeiro, com maioria absoluta, tendo concorrido representando o Bloco de Esquerda, depois de na eleição anterior ter integrado as listas da CDU.

Sem comentários:

Enviar um comentário