sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DE BOAS INTENÇÕES...


Aproximamo-nos da discussão e aprovação do Plano e do Orçamento Municipal para o ano de 2011.
Não foi brilhante, antes pelo contrário, o que a Câmara Municipal, liderada pelo BE, fez no concelho de Salvaterra de Magos neste ano de 2010. Tal como tínhamos publicamente antecipado este era um Plano e um Orçamento para pagar parte do eleitoralismo dos anos de 2008/2009, altura em que as dívidas da Câmara mais que duplicaram (em apenas 2 anos), atingindo, como é sabido, os 6,5 milhões de euros.
Todas as ideias que os vereadores socialistas apresentaram e que a maioria aplaudiu, incluindo-as no Plano de Investimentos para 2010, seja a mera elaboração de projectos ou a realização de pequenas/médias obras, ficaram na gaveta. Estamos a falar da rede de esgotos pluviais da zona central de Marinhais, da construção do canil e de um gatil, da aquisição de terreno para um pavilhão desportivo e uma zona industrial nos Foros de Salvaterra, do arranjo urbanístico (passeios e estacionamentos) da EN 114-3 na Várzea Fresca, da pavimentação do troço inicial da Est. do Escaroupim em Marinhais e da infraestruturação e pavimentação da Est. do Convento em Salvaterra.
Se a este congelamento de algumas propostas válidas que fizemos (a maior parte a elaboração de projectos preparando-nos para o futuro) somarmos aquilo que a maioria rejeitou liminarmente, percebemos melhor o quão não foi feito. São exemplos da recusa BE as nossas propostas para a construção de passeios antes de repavimentar a Est. do Desafio Jovem e a elaboração de projectos para a pavimentação da Zona das Garagens no B. da Chésal em Salvaterra, para a requalificação do Mercado Diário de Marinhais, para a modernização da sede da Junta de Freguesia de Muge e para a oportuna construção de um Centro Cultural e do Associativismo na Glória do Ribatejo.
Depois de amanhã, em novo post, continuaremos o relato daquilo que o BE deixou por executar relativamente ao compromisso assumido no Plano deste ano. Não fora o início da construção do Centro Escolar de Marinhais e o anunciado arranque do Centro Escolar de Salvaterra de Magos - ambos com co-financiamento dos fundos comunitários (QREN) a 80% - tinha sido um ano completamente perdido!

1 comentário:

  1. :) do que estava à espera??!!que este ano seria diferente?!! em 13 anos a "senhora" alguma vez aprovou um ideia da oposição??!!.. há quem diga se quiser que algo não seja feito no concelho é a oposição propor que se faça.. durante pelo menos 2 a 3 anos é paa esquecer..

    Mas o que importa é não desanimar e desistir..
    levar os problemas que existem para as reuniões e apresentar soluções é fazer um trabalho bem feito ..é só pena que a "senhora" não saiba reconhecer uma boa ideia...

    ResponderEliminar