sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AO ABANDONO


O Clube Desportivo Salvaterrense (C.D.S.) em resultado da incapacidade revelada pela maioria BE para gerir o conflito que surgiu na utilização, em comum com o Grupo Desportivo de Marinhais, do Complexo Desportivo Municipal (Marinhais) decidiu voltar ao seu antigo Campo de Jogos, um pelado que se localiza próximo da Zona Desportiva de Salvaterra de Magos.
Os avanços e recuos da Câmara Municipal na definindo dos horários de utilização daquele Complexo por cada um dos clubes, concedendo autorizações que depois anulou, criaram uma disputa que excedeu largamente a salutar rivalidade entre colectividades que representam freguesias vizinhas.
Sendo assim e face à decisão anunciada em comunicado pela Direcção do C.D.S. de retornar ao seu recinto desportivo - como já aconteceu no passado fim-de-semana em jogo com o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo (que acabou empatado a um golo) - importaria que a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos melhorassem pelo menos o acesso e o parqueamento de apoio ao Campo de Jogos aplicando no piso um revestimento em toutvenant que obviasse à lama e à água que por ali se acumulam. Fica a sugestão.

10 comentários:

  1. Sr. Helder se deu só por isso é sinal que não entrou no parque de jogos do C.D.S., pois a entrada é um problema menor como ilustra a imagem que nos deixou no post, agora convido o Sr. a entrar lá no proximo domingo ou antes se assim entender ou solicitar. Foi pedido ainda que de forma verbal ao Sr. Presidente da junta que facultasse algum meio de ajudar no arranjo e limpeza da zona envolvente ao pelado, onde os adeptos assistem aos jogos, o que foi negado de imediato por falta de meios, maquinas e pessoal. O pouco que está limpo foi a união de alguns jogadores que tiraram algum do seu tempo para o fazer, através de uma rede atrelada a uma carrinha e do trabalho com a enxada, para arrancar as ervas. Os balneários foram arranjados também pelos mesmos protagonistas, o clube comprou os materiais e os jogadores forneceram a mão de obra. Tudo isto sem qualquer ajuda da junta de Freguesia e da Câmara, nem sequer algum tipo de preocupação ou uma palavra sobre este assunto por parte destas entidades. Ponho uma quetão no ar, será que este executivo quer de uma e de outra entidade estará preocupado com o que se passa com o futebol em Salvaterra? ou mesmo com o C.D.S.? posso lhe dizer que a Câmara municipal tem em atraso algumas promessas financeiras feitas para com o Clube, nomeadamente despesas com os seus jovens. A Sra. Presidente da Câmara há mais de 3 meses, leu bem, não atende o Presidente do Clube ou outro director para falar de certos assuntos que não lhe convêm muito.
    Lembro algumas pessoas ainda que hà mais de 15 anos que o clube tem um projecto para fazer um campo de futebol no lugar do velhinho parque de jogos, foi o 1º Clube do concelho a ter uma ideia desta natureza e a realidade prova que os 1ºs serão os ultimos, porque será? penso que o Sr. sabe tão bem ou melhor do que eu aquilo que digo?! Eu vejo uma realidade e essa é que todas as colectividades que tem à sua frente pessoas afectas ao BE, não tem falta de divulgação e de apoio ao contrario do C.D.S., onde não há qualquer politização, ora aí está mais uma vez a politização das associações, será que ninguém ainda tinha visto isto??!!

    ResponderEliminar
  2. "importaria que a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos melhorassem pelo menos o acesso e o parqueamento de apoio ao Campo de Jogos aplicando no piso um revestimento em toutvenant que obviasse à lama e à água que por ali se acumulam."

    O mesmo se aplica ao campo da glória

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo
    Enteri efectivamente no Parque de Jogos onde revi alguns jogadores e colaboradores do Clube que se têm mantido ao longo dos anos. Alguns já lá estavam quando durante 3 anos fiz parte da Direcção do Salvaterrense. Trabalho de que muito me orgulho.
    Vi bem o estado em que o Parque de Jogos se encontra, mas também conheço bem os actuais dirigentes autárquicos. Sei o quanto mais pode ser prejudicial ao Salvaterrense que um vereador (não BE) opine sobre a situação no interior do Parque de Jogos!... Prefiro deixar essas questões à actual Direcção do C.D.S., pois não quero de modo algum - apesar de querer ajudar - estar a prejudicar.
    Por essa razão, mas também porque não podia deixar passar totalmente em claro os factos, fiz este post que pretende mostrar o abandono a que este clube, com quase 81 anos, vai sendo votado.

    ResponderEliminar
  4. Não entendo porque não jogam em Marinhais, BIRRA? Se sim, que não façam o dinheiro publico pagar esse estado de, perdoem-me.. de parvoice. Nenhum municipe de Salvaterra vai entender que estando tanto dinheoro gasto no complexo desportivo de Marinhais, venham agora a não utilizar o mais possivel aquele equipamento.

    ResponderEliminar
  5. E a representação da oposição na Junta de Freguesia, nada diz ou faz?!
    Onde está os deveres para com quem os elegeu, assim como, o Sr. Presidente da Junta tem por obrigação de defender o Clube da sua Freguesia e não embarcar em politiquices...
    AS

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente caro(a) anónimo(a) é muito mais que "birra". Os factos falam por si. Contacte os dirigentes e perceberá que não basta jogar ao domingo num relvado ou num pelado. É preciso efectuar três treinos semanais para além do jogo. Isto para os seniores, para os juniores e pelo menos para os juvenis, quando os haja. Ou seja, um único campo de futebol não dá para mais de uma equipa.

    ResponderEliminar
  7. A "oposição" na Junta ou na Câmara pode denunciar, apelar, recomendar. É o que temos feito. Não perca, a propósito, próximo post em que se faz uma síntese dos trabalhos da última Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos.
    É preciso no entanto ter em conta que em cada momento só há um Presidente de Junta e um Presidente de Câmara, a oposição não gere, nem decide - opina, tenta influenciar. Nada mais.

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo que escreveu lá em cima sobre "birras", só tenho uma coisa a dizer-lhe, é que no CDS ninguém faz ou tenciona fazer "birras", se acha que o facto de sermos agredidos não chega, que seria necessário acontecer mais? fomos e continuamos a ser chamados de tudo(de filhos da .... para cima), ameaçados de tudo e mais alguma coisa(violência fisica incluida). O Sr. nessas condições continuaria a usar aquela infrastrutura? onde uma equipa de futebol treinava lá apenas uma vez por semana, quando tem 3 a 4 treinos semanais mais o jogo, seria dificil não?respeitamos tudo e todos, somos honestos e trabalhamos com todo o afinco para elevar bem alto o nome do CDS e de Salvaterra, mesmo que isso em nada seja importante para aqueles que estão no mando e fazem parte deste concelho. No entanto deixo à sua atenção o seguinte, uma décima parte do dinheiro publico gasto naquela infrastrutura dava para o CDS ter um campo sintético em vez daquele peladão que tem actualmente, isto diz-lhe alguma coisa ou quer que lhe explique mais?
    Sr. Helder mas o Sr. não tem de ter qualquer receio e deve de apoiar sempre o clube nesta causa, nunca irá prejudicar o clube como diz que poderia acontecer, estas situações precisam de ser divulgadas e do apoio politico da oposição, nomeadamente do seu partido, ou tem medo de se juntar ao CDS nesta luta, se gosta do clube e até já foi presidente desta instituição com quase 86 anos(25 de Janeiro de 1925, é a data da fundação, não como escreveu erradamente lá em cima), nós aceitamos todo o apoio de todos os politicos, pois são voçês que nos podem dar força nesta luta, ou será que tal e qual como o BE faz, o Sr. também nos vai virar costas?! acho que não é esta a postura que os municipes esperam de si(principalmente os que votaram em si). Relativamente ao facto de não ter interesse em denunciar o estado do interior do parque de jogos, o Sr. diz que deve de ser a direção do clube a fazê-lo e até concordo consigo, mas se os vereadores e a Sra presidente não atendem ninguém por parte da direção que quer que façamos? uma manifestação à porta da câmara seria uma solução ou mesmo uma vigilia?! faça algo pelo clube e denuncie esta situação, faça chegar esta situação onde deve, que o povo não se esquecerá de si nas urnas.

    ResponderEliminar
  9. Permita-me que em primeiro lugar rectifique o que disse. Os estatutos do Clube Desportivo Salvaterrense publicados no Diário da República, III série, nº 218, de 22-9-1987 (mesmo que já ulteriormente alterado) diz no seu artº 1º - "O Clube Desportivo Salvaterrense , agremiação desportiva, recreativa e cultural, fundada em 6 de Janeiro de 1925, (...)".
    Depois quero dizer-lhe que neste espaço já fizemos pelo menos 3 posts sobre este tema, o primeiro dos quais no Verão - pelo que fica claro que não somos indiferentes, antes pelo contrário.
    Colocámos o assunto na agenda política, referimo-lo em reunião de Câmara e voltaremos certamente a ele. Não lhe virámos costas, nem o faremos.
    Contudo, o respeito que temos pelos nossos concidadãos não nos permite colocar em bicos de pés, nem optar pela guerrilha e o insulto político como fazem alguns autarcas BE, os primeiros responsáveis pelo actual estado de coisas. Queremos antes que eles assumam as suas competências, pois foi para isso que o Povo lhes confiou a maioria, e resolvam o problema que os próprios criaram. Tranquilidade (não confundir com passividade) e alguma ponderação poderão ser a chave do sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o Sr Engº quando refere que a luta do CDS deve ser iniciada pelos seus Directores. Mas que Directores????? O Salvaterrense é hoje uma colectividade abandonada pela C.M.S.M. Isto constitui um facto estranho uma vez nenhum dos seus (2 a 3!!!!!!!!)dirigentes actuais criou qualquer tipo de problema á CMSM inviabilizando assim a existência de retaliações. Penso ter chegado a hora de serem convocadas eleições no CDS para que este se apresente renovado e fortalecido para lutar pela sua história, uma vez que os seus 2 dirigentes revelam inépcia para empreender esta luta, necessária á sobrevivência do CDS. Neste momento o Clube está moribundo e creio que a continuar assim não iniciará a próxima época desportiva e terminará a sua longa história. Os culpados desta situação são claramente os seus associados, Directores(excepção para o seu Presidente que não abandona o CDS)e a Presidente da CMSM. Penso que será muito importante a realização de uma Assembleia do CDS onde deverão participar todos os sócios e adeptos pois da grandeza desta mobilização poderá depender o futuro do CDS.
    PS. Anónimos identifiquem-se por favor afinal este tempo é um tempo em que podemos livremente expressar as N. opiniões sem ofender a dignidade de nenhum ser humano e não existem motivos para medos.

    ResponderEliminar