quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

REPAVIMENTAÇÃO – O MAL MENOR


O deplorável estado em que se encontra a rede viária municipal mais antiga é bem evidente nesta foto. Não ficam dúvidas quanto aos erros de gestão da maioria BE que preferiu desleixar a conservação e a reparação das ruas e dos caminhos com o argumento político implícito de que - não dão votos.


Assinalamos o início da repavimentação da rede viária em Salvaterra de Magos, um facto positivo ainda que na pior altura do ano – início da época das chuvas. A habitual falta de programação!...


As fotos também nos mostram – como avisámos em tempo oportuno em reunião de Câmara – de que o centro histórico da sede do concelho vai ser invadido, como já aconteceu também na Glória do Ribatejo, por “regueiras”, semelhantes a pequenas valetas em caminhos rurais.
É uma solução tecnicamente infeliz e demonstra a insensibilidade da maioria para a dignidade que os centros urbanos das vilas merecem. É ridículo investir em calçada de vidraço nos passeios e depois fazer uma repavimentação da faixa de rodagem que interrompe antes de chegar aos lancis. Infelizmente o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos, que devia ser o primeiro garante da qualidade da rede viária na vila, deu a sua concordância explícita a esta opção.
Que cada um tire as suas conclusões!

9 comentários:

  1. Visite ALMEIRIM PS, onde a mesma solução foi adoptada..

    ResponderEliminar
  2. Posso perguntar qual é a empresa encarregue desta repavimentação? é a mesma que patrocionou o concerto da Mariza?

    ResponderEliminar
  3. O facto de se fazer mal noutros concelhos não valida os erros que se cometem no nosso.
    Não podemos confirmar se a empresa empreiteira contribuiu ou não com donativos para o espectáculo referido, na medida em que continuamos a aguardar a disponibilização das contas dessa iniciativa por parte da Câmara Municipal, o que já solicitámos há mais de um mês.

    ResponderEliminar
  4. Não temos que copiar os erros de ninguém, mas sim, não cair-mos nos mesmos. Pelos vistos a rua Luís de Camões em Salvaterra, com as suas valetas, não chegou para dar o exemplo de um enorme mau gosto, na altura comentado pela comunidade mais atenta e conhecedora do assunto.
    Desculpam-se agora com os cortes orçamentais de 2010, mas cá para mim é falta de gosto ou mesmo falta de consideração por todos os Salvaterrenses.
    Se o Sr. leitor reparar, nenhum técnico superior da Câmara Municipal, nasceu ou reside nesta freguesia e muito menos nesta Zona Histórica, o que deixa antever que para eles, qualquer coisa, e é este o termo "qualquer coisa" serve para calar a boca aos mais inconfurmados. Que se cuidem.
    Provávelmente o Complexo Desportivo de Marinhais, que se diz Municipal, poderia ter sido objecto de um investimento menor, uma vez que se destina práticamente a um único Clube e não aos Clubes do Concelho, como foi acordado inicialmente. Poder-se-ia dar um jeito com relva sintética em todos os campos do Concelho, quem sabe se não subejava algum para outras obras, como por exemplo para esta da repavimentação de algumas artérias da Zona Histórica de Salvaterra, local que merece um tratamento, não digo especial, mas digno da história que nos apraz registar.
    Apelo pois e aqui, à capacidade e consciência da Senhora Prisedente da Câmara Municipal, que, com a sua equipa, tente arranjar uma solução para o tão desejado acabamento das valetas e para que ninguém se desculpe com o nosso mau gosto.
    Obrigado pela oprtunidade.

    ResponderEliminar
  5. Há técnicos superiores da Câmara - e alguns até - que nasceram e/ou residem em Salvaterra de Magos e alguns até na Zona Histórica, não foram, contudo, os autores desta solução técnica. Deixe-me que lhe diga o seguinte, estou convicto que os técnicos da autarquia são os menos culpados, pois foi uma decisão política - com a qual, repito, o Presidente da Junta de Salvaterra concordou.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que nesta fase o dinheiro não deva abundar nem na Câmara nem em lado algum, mas...
    é para isso que se deve planificar e se deve ter meios humanos e de máquinas para de um modo planificado não deixar as coisas chegarem a este ponto.
    Assim, apelo ao bom senso de todos que têm responsabilidades de gestão e aos que estão na oposição, uns para executarem e outros para pressionarem e informarem os munícipes e/ou fregueses que vale mais pouco e bem feito do que muito e mal feito.
    AS

    ResponderEliminar
  7. Não se pode pedir a um alfaiate que faça uns sapatos... Mas, mais grave que não ter conhecimento, é não querer ter conhecimento ou não consultar as opiniões de quem tem conhecimento. Erros desta natureza por certo irão acontecer muitas mais vezes.
    Salvaterra de Magos no seu melhor... É o que temos.
    Um Salvaterrense preocupado, LA

    ResponderEliminar
  8. Ninguem pensou na dificuldade que é para as pessoas de maior idade e para aqueles que veem a sua mobilidade reduzida transpor as regueiras geradas por esta solução. No âmbito da minha actividade profissional percorro o País inteiro e mesmo alguns Países Europeus e Africanos e em todo o lado os passeios possuem cotas superiores ás faixas de rodagem. Por alguma razão que desconheço isto é um facto em todo o Mundo excepto em Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
  9. O barato não é sinónimo de qualidade, a maior partes das vezes até sai mais caro, ora vejamos.
    Não sendo eu um entendido na matéria, tenho a sorte de ter dois olhos para ver o que e bem e mal feito e prever o que vai acontecer com estas valetas/regueiras. A máquina a que se chama, varredora mecânica, quando começar a varrer as ruas ora repavimentadas, não vai conseguir sugar a areia e lixo que as próprias vassouras vão empurrar para as tão faladas valetas/regueiras. Será?
    Espero que a Câmara não tenha que comprar uma outra varredora mecânica que custa um balúrdio para aspirar todo esse lixo, ou ter de admitir mais empregados de limpeza e mais carrinhos para andar atrás da máquina existente.
    Se tal acontecer, o único nome que se pode chamar aos responsáveis pela obra é de distraídos. Se tudo correr bem, peço desculpa. Mas uma coisa é certa, a obra não está a condizer com o Centro Histórico da Vila.
    De qualquer modo a repavimentação apesar de tardia é de louvar. Ainda acredito, como sugere um outro comentário, que a Sra. Presidente vai arranjar uma solução para o problema.
    Até lá, Obrigado

    ResponderEliminar