quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 23-11-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista João Manuel Simões chamou a atenção do executivo para o facto de algumas crianças terem ficado sem transporte para a Escola EB 2,3 de Marinhais - de acordo com reclamação que foi apresentada por um dos encarregados de educação – o que se deveu ao facto de o autocarro da empresa que faz aquele serviço não ter tido capacidade para as transportar todas. O vereador insistiu para se apurar se a empresa não estará a incumprir com o contratualizado.
O vereador Helder Manuel Esménio fez uma intervenção sobre a importância da aposta na educação e em como a Escola Pública é um garante da igualdade de oportunidades à partida. Lamentou ainda que o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra (prometido pelo BE em campanha, com placas colocadas a expensas da Câmara anunciando a sua localização) não tenha ainda avançado por falta de recursos financeiros, ao contrário do que vai acontecer em Salvaterra de Magos e em Marinhais.

(clique em cima para visualizar melhor)

Este vereador referiu-se ainda elogiosamente ao executivo da Junta de Freguesia de Marinhais pela capacidade demonstrada em resolver o problema da dívida à Segurança Social deixada pelo anterior executivo BE, assumindo-a e pressionando o Instituto de Gestão Financeira a indicar os montantes em falta, acrescidos dos respectivos juros, para que se pudesse acordar o seu pagamento em prestações mensais.

(clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas terminaram as suas intervenções com a apresentação de uma moção repudiando o aumento do tarifário com a água e o saneamento para além dos valores da inflação. Infelizmente com a abstenção do vereador Jorge Burgal (ex-PSD) e o voto contra da Srª Presidente e dos demais três vereadores BE a moção foi recusada, pois esta preocupação de não penalizar tanto as famílias neste próximo ano contou apenas com o voto favorável dos dois vereadores socialistas. [Voltaremos a este tema em próximo post]

(clique em cima para visualizar melhor)

Na intervenção da vereadora Margarida Pombeiro (BE) destaque para o Projecto Natal Solidário que vai contar com trabalhos feitos nas IPSS, para acções de sensibilização das crianças para a importância da leitura e para uma exposição que está actualmente no pólo da Biblioteca Municipal na Glória do Ribatejo.
O vereador César Peixe (BE) preferiu assinalar os trabalhos de recuperação das fachadas do edifício da Câmara que se encontravam pouco cuidadas, para os trabalhos de limpeza das linhas de água que vai sendo feito em parceria com as Juntas de Freguesia e para o facto de se estarem a reparar pavimentos em Muge e nos Foros de Salvaterra.
O vereador Luís Gomes (BE) fez críticas à NATO e salientou a manifestação que no passado fim-de-semana percorreu a Av. da Liberdade em Lisboa. Voltou a insistir com o mérito da sua anterior moção em que defendia a criação de uma taxa a aplicar às caixas multibanco por o acesso a estas se fazer a partir da via pública. Foi de novo confrontado com a absoluta discordância dos vereadores socialistas (e também do vereador Jorge Burgal) que sublinharam não fazer sentido taxar um serviço que os bancos fazem gratuitamente, que se corre o risco de eles passarem a ter a justificação que lhes tem faltado para cobrar uma taxa por cada movimento no multibanco e porque podem ser compelidos a retirar as caixas multibanco que não lhes assegurem rentabilidade, designadamente as que se situem em povoações mais pequenas.
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) criticou o adiamento da reunião de Câmara aprazada para o dia 17 de Novembro e fez um balanço deste primeiro ano de mandato em que destacou estarmos no fim de um ciclo político de uma maioria na Câmara que já não tem a maioria dos votos dos eleitores. Disse que a governação acha que tem sempre razão e falta-lhe dinâmica. Não tirou partido das infraestruturas rodoviárias e até ferroviárias que servem o concelho e prepara-se para não aproveitar a proximidade ao Novo Aeroporto de Lisboa. Ilustrou com alguns dados estatísticos o muito que nos separa dos concelhos vizinhos.
A Srª Presidente da Câmara referiu-se ao arranque dos trabalhos de repavimentação de algumas estradas na vila de Salvaterra de Magos e também ao facto de passar a haver aulas de ginástica para maiores de 50 anos no âmbito do Projecto Sénior Activo, decorrendo as inscrições nas Juntas de Freguesia e nas Piscinas Municipais. Seguidamente dissertou sobre as obras feitas em 13 anos pelos seus executivos, mal dizendo sistematicamente a “herança” recebida e o trabalho de todos quantos a antecederam no exercício de funções autárquicas, num caricato esforço para deixar escrita a História deste concelho, sendo juiz em causa própria. Uma lamentável demonstração de falta de respeito por aqueles que também foram eleitos pelo mesmo Povo, alguns dos quais nunca derrotados em qualquer acto eleitoral, e que se encontram afastados há já muitos anos da vida política activa.

No período da Ordem do Dia referir que foi unanimemente decidido reembolsar as despesas escolares já feitas pelos beneficiários da Acção Social Escolar. Foram ainda aprovados por unanimidade a lista definitiva de atribuição das 12 habitações de renda social, bem como - depois da fase de discussão pública – o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário