sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ERROS QUE SAEM CARO


O Grupo Desportivo de Marinhais (GDM) e o Clube Desportivo Salvaterrense (CDS) são as principais vítimas de uma opção política (da maioria BE) que preferiu enveredar por uma estratégia eleitoral em vez de se basear em critérios de eficácia e até de massificação desportiva.
De facto a decisão de construir o Complexo Desportivo Municipal - enganosamente publicitado como estando ao serviço de todas as colectividades do concelho - ao invés de se escolherem, até com poupança dos dinheiros públicos, soluções semelhantes às que o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo (SCDGR) – e muito bem - definiu para si, vem gerando uma conflitualidade, nunca antes vista, entre aqueles dois Clubes do concelho de Salvaterra de Magos.
Todos sabemos (menos a maioria na autarquia) que não é possível utilizar esta infraestrutura desportiva por mais de um Clube, quando os Clubes envolvidos têm, para além dos seniores, escalões jovens de formação, como é o caso do GDM e do CDS.
Por causa desta opção errada, a partilha do Complexo entre os Clubes – mesmo que de forma desigual - não serve os interesses desportivos de nenhum deles, o que tem levado os dirigentes, técnicos, praticantes e até alguns apoiantes dos Clubes a envolverem-se em trocas de palavras desagradáveis.
A situação extravasou os limites do razoável quando no passado fim-de-semana as equipas se defrontaram em seniores, jogo integrado no campeonato distrital da 2ª divisão da AFS. No final do jogo, que acabou empatado (3-3), os ânimos exaltaram-se e assistiu-se à libertação das tensões que muitos foram acumulando ao longo da época, por uma situação para a qual não contribuíram em nada.


A página na web do Clube Desportivo Salvaterrense já anuncia que o próximo jogo do campeonato (Salvaterrense/Glória), aprazado para 5 de Dezembro, terá lugar no Campo de Jogos do Clube Desportivo Salvaterrense, um pelado, em Salvaterra de Magos e já não no Complexo Desportivo Municipal.
Fica evidente quanto as decisões menos atentas e reflectidas de uns políticos podem condicionar, por muitos anos, a prática desportiva de centenas de jovens.

14 comentários:

  1. Há comentários de anónimos que no texto colocam o nome de cidadãos conhecidos de uma qualquer freguesia do concelho. Não publicaremos esses posts, principalmente quando eles mal dizem alguém.
    Chegou-nos um comentário anónimo nas circunstãncias acima, que compara o que se passa em Milão em que o AC partilha o estádio onde joga com o INTER. O que esse anónimo não disse é que as equipas não terinam nesse estádio. O que esse anónimo não disse é que as camadas jovens dos clubes não terinam nem jogam nesse mesmo estádio partilhado. o que esse anónimo não disse é porque - se é assim tão fácil - a Câmara Municipal, dono do Complexo, não conseguiu uma solução a contento de todos. O que esse anónimo não disse é que ambos os clubes já receberam da Câmara ofícios e comunicações avançando e recuando nos horários de treino.
    Era curioso sabermos o nome desse anónimo, não acham?!...

    ResponderEliminar
  2. O que o Eng. não disse é que Milão não tem a dimensão populacional e territorial de Salvaterra de Magos...
    Naturalmente que temos de analisar estas duas situções nos seus contextos territoriais e populacionais, mas o Sr. não quer esclarecimentos, quer é confusões, só assim se justifica que o Sr. apresente soluções para todos os problemas como se tivesse uma varinha de condão ou uma máquina grafica rotativa para emitir dinheiro....

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo, a sugestão de Milão foi dada por si e não por mim, não se equivoque!...
    Eu já fui dirigente desportivo e sei que um clube com seniores e escalões jovens ocupa integralmente um campo de futebol, não o pode partilhar. O Sr. é que para defender o indefensável - gastar 3 milhões de euros num Complexo Municipal em vez de ajudar cada uma das colectividades (GDM e CDS), como aconteceu na Glória - finge que desconhece a realidade.
    Foram essas posturas, esses disparates que causaram a situação que hoje se vive.
    Deixe-me ajudá-lo. A dimensão de Milão tem que ver com a assistência aos jogos e não com o número dos que jogam. Onze para cada lado, aqui e lá.
    Quanto às soluções, o texto do post é bem claro e os dirigentes desportivos sabem-no bem, não se deixarão enganar pelo seu comentário, o gasto que se fez com o Complexo Municipal dava para pelo menos 5 relvados como o que se fez no SCD da Glória e, se assim fosse, não havia problema e tínhamos todas as crianças do concelho com acesso a um relvado.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber qual foi a posição dos vereadores do PS no mandato em que foi discutido e decidido a construção do Complexo!
    Depois devo dizer que só um candidato e vereador na altura, o da CDU, Vasco Feijão, criticou abertamente a construção do Complexo, defendendo o que o senhor agora diz, campos relvados nas freguesias onde existe futebol, e que o complexo seria eventualmente se necessário, feito por fases. O que resultou foi a não eleição desse mesmo vereador que neste momento tanta falta faz ao concelho!
    O que q população não quis e apoiou foi esta politica de elefantes brancos a somar aos pavilhões desportivos que por muito bem que fossem feitos não foram acompanhados por uma politica desportiva e dinamizadora desses mesmos espaços, o mesmo se aplica ao auditorio do cais da vala em termos culturais!
    Gostava efectivamente que me elucidasse da posição do vereador do PS nesse mandato sobre este assunto.
    Gostava tambem de saber o que tenciona fazer a Camara Municipal com o terreno do antigo campo do Marinhais?

    ResponderEliminar
  5. Lamento não o poder elucidar. Ainda que perceba a sua mágoa por não ver eleito quem preferia, o que releva é quem o Povo escolheu, pois são estes que vão ter de fazer o melhor possível.
    Como compreende este espaço reporta-se aos eleitos em listas PS nas autárquicas de 2009. Respondemos pelos nossos actos, pelas nossas ideias, pelas nossas sugestões. Os eleitos em outros processos eleitorais anteriores já tiveram oportunidade de explicar as suas posições. Estão sempre a tempo de o voltar a fazer, mas este espaço é assumido como a obrigação que temos de manter informada a população sobre o que pensamos, o que criticamos, o que aplaudimos, o que aprovamos e o que rejeitamos. Vai continuar assim.
    Quanto ao campo antigo do Marinhais, foi-me dito que é de um particular. Reafirmo o que disse em campanha eleitoral. Se tivesse de decidir promoveria a sua compra para ele ser a reserva de espaço para equipamento colectivo que Marinhais necessita.

    ResponderEliminar
  6. A proposito tb gostava de saber a sua poiscao netse caso durante a campanha.no caso do vereador da cdu. pois a coerencia, a veradde e a coragem pagam.se caros

    ResponderEliminar
  7. Pois esteve pouco atento caro anónimo. Se tivesse ido à apresentação pública da minha candidatura a Marinhais tê-lo-ía ouvido. No entanto também o pode ler se neste blog consultar o "Jornal da candidatura" nº2, página 7, ponto 14, onde constam as propostas para aquela freguesia. Lembro-lhe que esse jornal foi por nós candidatos distribuído em todas as caixas de correio do concelho. Boa leitura.

    ResponderEliminar
  8. Fazer um campo ao GDM dizendo que é o Complexo Municipal, ainda por cima por uma verba que daria para colocar condições em todos os clubes das freguesias, é algo que só consigo entender à luz de uma autêntica caça ao votos...
    Mas também gostava de saber qual a opinião dos autarcas que apoiaram a dita decisão, principalmente daqueles que não eram da cor do executivo de então, e já agora daqueles da Junta de Freguesia de Salvaterra que assim NÃO defenderam os interesses da Freguesia para o qual o Povo os elegeu.

    ResponderEliminar
  9. Inaceitável, o que se passa em Salvaterra de Magos no toca ao desporto. Um Complexo, que virou a Campo de Batalha e a propriedade exclusiva de uma certo clube, do Concelho de S. Magos, que NUNCA fez NADA, e agora tem tudo de mão-beijada, com o patrocinio da Câmara.

    Com os 3 milhões gastos neste Complexo, que de Municipal não tem nada, construia-se Campos de Sintético nas 5 Freguesias do Concelho, tirando Muge, que não tem futebol, e ainda sobrava algum. Evitava-se esta confusão toda! Mas como os votos é que mandam, e uma certa freguesia, têm influência nas eleições, devido ao número de habitantes, o melhor mesmo é construir, nessa freguesia para captar votos!!!

    Pior cego, é aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião o que está incorecto é a decisão de construir um Complexo Desportivo Municipal, ainda mais com as características e as limitações que este tem. O local onde ele foi feito é o menos importante, o erro está a montante. O que se deseja é dotar todas as freguesias de condições de vida semelhantes, para que no interior do concelho exista coesão social.
    Analisar o problema na óptica do bairrismo ou da rivalidade entre clubes ou freguesias é cometer um novo erro: deixar que a emoção ultrapasse a razão.

    ResponderEliminar
  11. Emoção?? É a realidade!!!

    ResponderEliminar
  12. Eu estive em Marinhais e presenciei integralmente o sucedido. Foi muito perto de uma batalha campal, com agressões a massagista e jogadores,árbitro, e arrufos entre espectadores. Tudo porque (e ainda ninguém se preocupou com a segurança) o Complexo Desportivo de Marinhais, não Municipal, não oferece condições de segurança aos atletas e árbitros. É espantoso como se fazem balneários numa zona livre ao público, convidando a que situações destas possam suceder, com dupla utilização do estádio ou não. Apraz-me muito voltar a ver o Salvaterrense na sua casa, na sua origem, com os seus. Aqui é o nosso lugar.

    ResponderEliminar
  13. Já cansa esta discussão em torno da existência do Campo de Marinhais. O Clube Desportivo Salvaterrense foi desrespeitado por uma decisão erradissima, e por isso deve tomar todas as medidas que estão ao seu alcance para ganhar o respeito que a sua longa história de vida e aqueles que o serviram merecem. Concordo em absoluto com a medida tomada, que não deverá ser uma só mas sim estar englobada num projecto de luta e de defesa dos interesses do grande CDS que recordo fará dentro de um mês 87 ANOS.

    ResponderEliminar
  14. Creio que fará 86 anos, pois julgo que foi fundado em 6-1-1925. Fica a observação, desculpem-me.

    ResponderEliminar