quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 15-09-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio começou por felicitar a Associação Cultural Nada na Manga (com sede em Salvaterra de Magos) pela organização da Trienal do Vale do Tejo – a que depois se associou também a Srª Presidente da autarquia - que decorrerá no nosso concelho e na Região do Vale do Tejo entre os dias 18 de Setembro e 10 de Outubro. [No próximo sábado, em post a publicar neste blog, voltaremos a este tema].

(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Hélder Manuel Esménio felicitou a Parque Escolar, a Direcção Regional e o Ministério da Educação por estarem a concluir a modernização, remodelação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, obra que custará perto de 15 milhões de euros e que vai melhorar a qualidade da educação pública ministrada a todas as crianças do nosso concelho.
Este vereador ainda questionou a Câmara Municipal – sem ter obtido qualquer resposta – sobre qual o restaurante que recebeu o diploma de melhor restaurante durante a última edição do Mês da Enguia, para o qual era Juiz Presidente o Chefe Silva.

(clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas terminaram a sua intervenção neste período apresentando uma moção – votada unanimemente – em que enquadram a problemática da falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos, em que apelam à intervenção das instituições de saúde e em que contribuem com algumas ideias que podem ajudar a resolver o problema.

(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) deu os parabéns a todas as Comissões de Festas do concelho, criticou o custo que o espectáculo da Mariza possa vir a ter para a Câmara Municipal e o facto de não se fazer este ano a Equimagos. [A Srª Presidente disse que dentro de alguns dias faria sair uma nota demonstrando que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não gastou um cêntimo com aquele espectáculo. A venda de bilhetes e as parcerias foram suficientes]. [Os vereadores socialistas vão aguardar pela informação prometida para perceberem quem pagou, o quê e porquê].
O vereador César Peixe (BE) referiu que foram feitas reparações e manutenções nas escolas e jardins-de-infância do concelho. Que estão a ser reparadas sarjetas e aquedutos. Que já insistiu com a Estradas de Portugal para reparar os semáforos da EN 118 e junto da Ecolezíria para aumentar a frequência da recolha selectiva.
Da intervenção da vereadora Margarida Pombeiro (BE) destaca-se a exposição de pintura (Helena Simas) que está na Biblioteca Municipal e o facto de os alunos que foram identificados para receber apoio da acção social escolar no escalão A serem um pouco mais de duas centenas e no escalão B (50% do apoio dos primeiros) estão quase uma centena e meia de crianças.
O vereador Luís Gomes (BE) fez três intervenções. Uma de crítica à política de educação do Governo (“mega” agrupamentos, avaliação de professores e, entre outros, a gestão nas escolas). Assinalou o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde (que se comemorou no dia da reunião) criticando o volume de negócio dos hospitais particulares, a falta de resposta do SNS e o incumprimento pelo Ministério da Saúde da promessa de iniciar até final de 2008 a construção de um novo edifício da extensão de saúde dos Foros de Salvaterra. Terminou falando da cultura - vista pelo BE - e da importância de existir uma rede de equipamentos culturais.
Na intervenção que fez a Srª Presidente disse que no próximo dia 18 de Setembro vai assinalar-se o 1º aniversário da Falcoaria Real, evento que começa às 10 horas e que termina com uma noite de fados. Referiu ainda haver intenção de o edifício da Escola do Escaroupim vir a ser aproveitado para ateliers de pintura e escultura.

No período da Ordem do Dia merece destaque a aprovação unânime do empréstimo de 490.000€ a concretizar junto da Caixa Agrícola de Salvaterra de Magos que, conjuntamente com os fundos comunitários - aproximadamente 2 milhões de euros – vão ajudar na construção do Centro Escolar de Marinhais. Ficamos a saber também que foi adjudicado à empresa Construções Torrão de Sérgio Fernandes Torrão a construção do Centro Escolar de Salvaterra de Magos, obra que se estima leve 480 dias a concretizar e que será igualmente financiada pelos fundos comunitários (QREN).

Sem comentários:

Enviar um comentário