sábado, 25 de setembro de 2010

DATAS A RETER (em Setembro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Setembro:

* No dia 17, de 1817 – O edifício do Paço Real de Salvaterra de Magos, sofreu um incêndio, após o rescaldo verificou-se que ele não estava em condições de ser usado pois havia ardido todo o madeiramento. Os edifícios aproveitados foram a Capela e a Casa da Opera, além da Falcoaria, este com construção em local distante.
* No dia 18, de 1818 – O edifício do Palácio, após um ano de obras para a sua recuperação, sofreu um novo incêndio. Neste fogo, desapareceu a Casa da Opera.
* No dia 1, de 1916 – Foram aprovados os estatutos do Sindicato – Associação de Classe dos Marítimos de Salvaterra de Magos. Teve a sua sede num edifício, onde mais tarde esteve instado o Montepio (Associação de Socorros Mútuos), na Rua Direita.
* No dia 8, de 1979 – Foi inaugurado o Parque de Campismo do Escaroupim, em Salvaterra de Magos. Uma iniciativa da Federação de Campismo que teve a ajuda da Câmara Municipal.
* No dia 1, de 1984 – Em Muge, foi inaugurado o edifício destinado a Creche, esá localizado no lado sul da vila.
* No dia 16, de 1988 – Em sessão da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, foi proposto e votado por unanimidade, o Regulamento para Concessão de Medalhas de Mérito Municipal. Este documento já tinha sido discutido em Assembleia Municipal, em 18 de Abril de 1986, depois de aprovado em sessão de câmara, em 13 de Março, do mesmo ano.
* No dia 30, de 1998 – A Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos, reuniu para apreciação e votação do projecto do alargamento do Cemitério da vila. (Acta nº 004/09/98).

Sem comentários:

Enviar um comentário