terça-feira, 14 de setembro de 2010

RECOLHA SELECTIVA


Os cidadãos do concelho de Salvaterra de Magos estão cada vez mais despertos para a problemática da reciclagem dos lixos domésticos, daí o aumento da adesão que se vem verificando à separação dos lixos e ao seu depósito nos diversos recipientes disponíveis nas vias públicas para papel e cartão, vidro, embalagens, pilhas e mais recentemente para óleo alimentar usado.


O que parece não ter solução alguma é a incapacidade que os nossos autarcas vêm demonstrando para recolher estes resíduos, evitando situações como as que as fotos ilustram.


Vai ter de se tomar uma decisão pois não é aceitável que o aspecto das nossas ruas permaneça tal qual está, se não for viável aumentar rapidamente a frequência com que aqueles recipientes são recolhidos resta-nos aumentar a capacidade de armazenagem dos resíduos no espaço público.

4 comentários:

  1. As pessoas também têm culpa no cartório, se fossem um pouquinho civilizadas não faziam um trabalho destes. Isto é falta de cultura, de civismo e de muitas coisas mais. Vamos pensar um pouco nos outros e no futuro dos nossos filhos ou netos, vamos deixar de transformar os locais onde existem contentores em verdadeiras lixeiras. HÁ LOCAIS PARA DEPOSITAR ESTES LIXOS, E HÁ TAMBÈM QUEM O RECOLHA GRATUITAMENTE.
    CONTACTE A CÂMARA OU A SUA JUNTA DE FREGUESIA.
    Vamos ser sensatos, vamos ser seres humanos e respeitar o próximo.

    ResponderEliminar
  2. As fotos ilustram duas situações bem distintas. No 1º caso temos contentores cheios e a entornar, a precisarem de serem recolhidos com maior frequência sob pena de só se fazer reciclagem em certos dias, o que é o mesmo que dizer que o sistema não funciona.
    A 2ª foto extravasa claramente esta situação e tem que ver, por um lado, com a falta de civismo e, por outro, com a inexistência de nehum local ambientalmente adequado (e licenciado) para receber este tipo de detritos.
    A passividade municipal - em ambos os casos - é gritante, o prometido (já lá vão muitos anos) ecocentro nunca mais avança e as pessoas não se sentem constrangidas a fazer estes disparates.

    ResponderEliminar
  3. Agora a culpa é das pessoas??? As pessoas que votaram maioritariamente BE, são porcas? Escamotear a falta de limpeza e lavagem dos contentores, bem como a falta de informação e de campanhas de sensibilização por parte das Entidades (juntas e camaras), é no minimo incompetencia!

    ResponderEliminar
  4. A recolha de lixo, nomeadamente dos ecopontos, nos Foros de Salvaterra é indiscutivelmente deficitária!... Não me aconteceu uma, duas ou três vezes, mas muitas mais ter de andar à procura de um ecoponto com capacidade de receber o meu lixo! Já cheguei mesmo ao cúmulo de me dirigir a Salvaterra de propósito para conseguir despejar o lixo! Isto é uma situação inconcebível. É imperativo que se melhore a recolha, bem como se aumente o número de ecopontos, para que todos tenhamos um futuro melhor! Sim, é o futuro dos nossos filhos que está em causa.

    Nota: refiro-me aos Foros, onde resido e me sinto à vontade para comentar, pois tenho conhecimento.

    ResponderEliminar