quarta-feira, 2 de abril de 2014

SAÚDE... ATÉ QUANDO?!...


Não tem melhorado significativamente a prestação de cuidados de saúde no concelho de Salvaterra de Magos, apesar da recente manifestação que concentrou centenas de pessoas diante do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos.
Ainda no final da passada semana a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos voltou a confirmar a sua disponibilidade para custar o alojamento e receber médico(s) cubano(s) que queiram vir trabalhar para os nossos postos de saúde. Mas até ao momento a situação mantém-se sem evolução palpável.


O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria necessita da integração de 26 médicos de família para colmatar a carência de clínicos nos nove concelhos do distrito de Santarém que abrange, disse a sua responsável à agência Lusa.

A diretora executiva do ACES Lezíria, Paula Rodrigues, disse à agência Lusa que atualmente existem 93 médicos distribuídos pelos nove concelhos que integram o agrupamento, numa área total de 3.500 quilómetros quadrados, “sendo que 11 médicos se encontram a aguardar despacho de aposentação”.

“Para colmatar a falta de médicos já existente e que se irá agravar com a saída por aposentação dos 11 médicos que se encontram a aguardar o despacho, será necessária a integração de cerca de 26 médicos especialistas em medicina geral e familiar”, afirmou Paula Rodrigues, em resposta a questões colocadas pela Lusa.

A diretora do ACES Lezíria adiantou que o agrupamento aguarda “para saber quantas vagas serão abertas no próximo concurso para colocação de médicos que estão a concluir a especialidade de Medicina Geral Familiar”.

Os concelhos com mais carências de médicos são, neste momento, Salvaterra de Magos, Rio Maior, Almeirim, Chamusca e Santarém, afirmou.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário