sábado, 26 de abril de 2014

A FESTA FOI BONITA



É com satisfação e orgulho no resultado final da Sessão Solene da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos que aqui vos deixo algumas das fotos que tive oportunidade de tirar.


Foi possível evocar o 25 de Abril de 1974, lembrando os militares que o fizeram e que simbolicamente marcaram presença trazendo até junto ao edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos uma das viaturas militares que mais recorda aquela data - o chaimite.


Foi possível evocar o 25 de Abril de 1974, lembrando os presos políticos que questionaram, lutaram e acreditaram que era possível libertar o País do jugo de uma ditadura decrepita e parada no tempo.

(Presos políticos e familiares dos já desaparecidos)

Foi ainda possível evocar o 25 de Abril de 1974, na rua, com o povo, num misto de alegria, emoção e preocupação. Na rua, com autarcas de mãos dadas com o povo.


A manhã iniciou-se com a chegada do chaimite, o lançamento de 40 morteiros e a actuação da Banda da Academia de Música Salvaterrense que nos ajudou a esperar pelos para-quedistas.


Os para-quedistas desceram com a bandeira de Portugal, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira no edifício do Município de Salvaterra de Magos ao som do hino nacional tocado - e muito bem - pela Banda de Salvaterra de Magos.


Deu-se início de seguida à sessão solene da Assembleia Municipal com a intervenção das diferentes bancadas representadas naquele órgão autárquico.

 Mesa da Assembleia Municipal (Dr. Francisco Madelino, Francisco Cristóvão e Dr. José Oliveira e Sousa)
 Drª Marta Jorge (MCI)
 Prof Emílio Coelho (PSD-CDS)
 Inês Monteiro (CDU)
 Dr. José Manuel Coelho (BE)
 Nuno Antão (PS)

A sessão da Assembleia Municipal contou com a presença de vários ciclistas e de muitos motards (Glória Moto Clube), cujo envolvimento nas comemorações dos 40 anos de Abril devemos saudar.


Esta cerimónia terminou com uma singela homenagem aos presos políticos do concelho de Salvaterra de Magos, tendo dois deles Fernando Santos (Magongo) e Leonardo Cardoso depositado uma coroa de cravos vermelhos e brancos junto à parede que tem as telas (testemunhos) com o registo do seu cadastro na PIDE.
Este agradecimento público terminou ao som de Grândola Vila Morena interpretada pela Banda de Salvaterra e com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, Dr. Francisco Madelino lendo e depondo uma pequena placa naquele local.


Obrigado a todos os que nos ajudaram a levar por diante este projecto. VIVA O 25 DE ABRIL.

Sem comentários:

Enviar um comentário