terça-feira, 22 de abril de 2014

HISTÓRIAS DO 25 DE ABRIL NAS PAREDES DE SALVATERRA


Uma das formas que encontrámos de celebrar Abril e o 1º de Maio de há 40 anos foi colocar nas paredes imagens que lembram a nossa história colectiva.

Edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos


Esta imagem, que está na antiga Escola Primária "O Século", no Largo dos Combatentes, foi tirada naquele mesmo local no dia 1 de Maio de 1974.

Edifício da  antiga escola primária "O Século" 


Esta imagem é de uma homenagem, pós-25 de Abril de 1974, a António João Ramalho de Almeida, ali enterrado, um dos presos políticos que anos antes estivera detido pela PIDE.

 Cemitério de Salvaterra de Magos


Nestas 6 telas estão reproduzidas as fichas da PIDE-DGS relativas a 6 dos presos políticos do nosso concelho que já foi possível identificar. Infelizmente 4 deles já não estão entre nós. 
Deixemos, para já, os seus nomes apenas nesta parede, junto à Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, uma singela homenagem a quem tão corajosamente lutou pela liberdade e democracia.


Conto, sinceramente, que os dois ex-presos políticos que permanecem vivos possam estar na Sessão Solene da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos que na manhã do dia 25 de Abril vai decorrer na rua, naquela mesma Praça, diante da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Enviar um comentário