segunda-feira, 7 de abril de 2014

PARLAMENTO DOS JOVENS EM SALVATERRA DE MAGOS


O Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala acolheu no dia 1 de abril, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Secundário, iniciativa dinamizada pela Assembleia da República – Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência e com o Instituto Português do Desporto e Juventude.


A realização desta sessão em Salvaterra de Magos, surgiu na sequência da disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal em acolher esta iniciativa e que disponibilizou os recursos humanos, materiais e todo o apoio logístico à realização desta iniciativa, no nosso concelho.
A sessão do Parlamento dos Jovens subordinada ao tema “Crise Demográfica – emigração, natalidade e envelhecimento, reuniu jovens de 11 escolas do Distrito de Santarém que debateram e aprovaram o projeto de recomendação do Círculo Eleitoral de Santarém, escolheram os deputados que vão representar o distrito e vão ter oportunidade para debater com outros jovens dos restantes círculos eleitorais de Portugal, na sessão nacional que se vai realizar nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República.
Os deputados eleitos na sessão realizada na nossa escola – Carolina Moreira, Ana Cristina Cabecinhas, André Baixinho e Filipa de Jesus tiveram oportunidade de apresentar as medidas que constavam do nosso projeto de recomendação e que acabaram por ser acolhidas no projeto do Círculo Eleitoral de Santarém. A aluna Tânia Silva foi a secretária da mesa que dirigiu os trabalhos da sessão distrital.
No final da sessão do Parlamento dos Jovens decorreu o Concurso Euroescola, em que a equipa da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, constituída pela Ana Cristina Cabecinhas e pela Carolina Pinto, vai representar o Distrito de Santarém, na final que vai decorrer no dia 26 de maio, em Lisboa.

Sinceros parabéns a todos os que estiveram (professores e alunos) envolvidos neste projecto que visa o exercício de cidadania e que mais uma vez permite a este Agrupamento de Escolas disputar uma final nacional. Recordo que há 2 ou 3 anos jovens desta Escola estiveram no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, representando o nosso País.

Sem comentários:

Enviar um comentário