terça-feira, 8 de abril de 2014

25 DE ABRIL ARRANCA EM SALVATERRA COM MÁRIO VIEGAS

EN 118, Salvaterra de Magos

São muitas as iniciativas que a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia de Marinhais, Muge, Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo e Granho e as associações do concelho prepararam para celebrar os 40 anos do 25 de Abril de 1974 e os 40 anos do primeiro 1º de Maio. Delas vos iremos dando conta ao longo do mês e à medida que forem surgindo no horizonte.


Na tarde de domingo foi inaugurada a exposição O Sonho ao Poder de Mário Viegas, talvez uma das figuras mais ilustres da cultura portuguesa da 2ª metade do século XX.
Esta exposição estará patente ao público de 2ª f a 6ª f nos horários normais de expediente e aos fins-de-semana entre as 14 e as 18 horas.


Nascido em Santarém, o actor que nos deixou a 1 de Abril de 1996, tem uma justa e relevante homenagem no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, onde para além de imagens com a sua vida, estão registos audio e vídeo dos inúmeros trabalhos que produziu.
Ao longo deste mês o Auditório do Cais da Vala e a Casa do Povo da Glória do Ribatejo vão exibir 3 filmes e gravações de 2 peças de teatro que Mário Viegas protagonizou. É uma oportunidade (única) de rever e conhecer Mário Viegas. 


A cerimónia de inauguração contou com a presença da irmã do actor, Hélia Viegas, do Presidente da LPV, museólogo que nos ajudou a preparar a exposição, com o Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Museologia, de figuras do teatro e de muitos autarcas. 
Um agradecimento especial a Domingos Lobo, poeta e escritor, que nos brindou com 4 poemas e ao Núcleo de Santarém da Associação José Afonso (AJA) que graciosamente aderiu ao nosso desafio e ajudou a animar musicalmente esta solarenga tarde de evocação dos valores de Abril e de Mário Viegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário