segunda-feira, 30 de abril de 2012

FOROS DE SALVATERRA - MEIAS VERDADES OU INVERDADES?!


No final da passada semana realizou-se uma sessão (ordinária) da Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra, tendo um dos deputados socialistas feito a intervenção que se reproduz seguidamente, onde distingue a Mostra Gastronómica dos Foros de Salvaterra, assinala o reinício da construção da rede de esgotos dos Foros de Salvaterra (a cargo das Águas do Ribatejo), lamenta o arrastamento da entrada em funcionamento da rede de esgotos da Várzea Fresca e critica a pobreza da programação das recentes comemorações do 25 de Abril, na freguesia.

A bancada dos deputados de freguesia eleitos em listas do Partido Socialista querem começar por saudar as associações, os artesãos e todos os que ajudaram a programação da Mostra Gastronómica dos Foros de Salvaterra a ter êxito.
Registamos ainda com agrado que a empresa Águas do Ribatejo tenha finalmente reiniciado a construção de esgotos nos Foros de Salvaterra – Rua das Cancelas, Est. das Malhadinhas, etc – depois de a Câmara Municipal ter abandonado esta obra há mais de 10 anos. Vamos esperar que as verbas do QREN (dos fundos comunitários) não acabem antes de aquela empresa intermunicipal concluir as obras em curso, pois é inaceitável que 5.000 pessoas, às portas de Lisboa, continuem sem poder encaminhar os seus esgotos para uma Estação de Tratamento que até já existe há vários anos.
Tão ou mais inaceitável é o que ainda está a acontecer com os esgotos da Várzea Fresca. A povoação tem rede de esgotos pronta há 11 anos, tem ETAR construída há mais de 2 anos e continua com os esgotos em fossas. Tem de haver uma solução para tudo isto. Algo está a correr mal, e é desejável que a Presidente da Junta de Freguesia insista para a resolução deste problema e que não se limite a ouvir desculpas e mais desculpas.
Terminamos com uma sugestão. A organização das comemorações do 25 de Abril na nossa freguesia foi paupérrima. Não basta assinalar a data que nos trouxe a democracia e nos deu a liberdade com um passeio de bicicleta. É melhor que nada, mas é, como todos certamente reconhecem, muito pouco. Em nossa opinião o executivo que governa a nossa Junta de Freguesia deve seguir o exemplo das Juntas de Freguesias de Muge, de Marinhais e da Glória do Ribatejo e até da Câmara Municipal, e envolver nestas comemorações as associações e colectividades da freguesia e aí teríamos decerto festejos dignos da data que evocamos.
Fica a sugestão e o pedido de acção no caso dos esgotos da Várzea Fresca.

Foros de Salvaterra, 27 de Abril de 2012

__________________________          _____________________
(José Jorge dos Santos)                                  (Cláudia Mesquita)


Outra das preocupações que foi comum a todos os deputados de freguesia é o atraso no arranque das obras de construção da nova extensão de saúde dos Foros de Salvaterra pois, apesar de as obras já estarem adjudicadas ao empreiteiro, o facto de o terreno alegadamente disponibilizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não estar em condições, impede que o Tribunal de Contas vise o contrato para o arranque dos trabalhos. 
A Câmara Municipal que durante anos afirmou já ter cedido graciosamente o terreno ao Ministério da Saúde só agora, afinal, procura regularizar a situação recorrendo, ao que nos foi dito, à alteração do PDM, pois naquele terreno confluíam, desde a entrada em vigor do PDM, há mais de 10 anos, dois índices urbanísticos e nada até hoje foi feito para corrigir a situação. Esperemos que este atraso não venha a ocasionar a perda do financiamento comunitário vital para a concretização de uma obra que todos ambicionamos há muito!...

Sem comentários:

Enviar um comentário