Tendo por base os dados do desemprego relativos ao mês de Fevereiro de 2012, publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cresce para valores cada vez mais preocupantes o número daqueles que não encontram emprego no País.
O concelho de Salvaterra de Magos, neste particular, não é infelizmente excepção, antes pelo contrário, o desemprego no nosso concelho ultrapassa a média nacional e está acima dos valores registados nos concelhos nossos vizinhos, como aliás já tivemos oportunidade de aqui o referenciar.
Neste enquadramento mais se justifica o esforço que todos temos de fazer, em especial aqueles que têm responsabilidades de governação, aos mais variados níveis da administração pública, para ajudar a combater este flagelo, valorizar o empreendedorismo e apoiar os empresários que "teimosamente" persistem nas suas actividades, apesar do clima de desânimo e de contracção económica que prejudica o desempenho das suas empresas.
Há 1.800 pessoas inscritas no Centro de Emprego de Salvaterra de Magos, das quais 872 homens e 928 mulheres. Destes desempregados 518 estão inscritos há mais de um ano, 1.703 anseiam por novo emprego e 97 almejam pelo 1º emprego.
O nível de escolaridade daqueles que se encontram na situação de desemprego é outro dado informativo importante.
No mês de Fevereiro surgiram naquele centro de emprego, creio, oito ofertas de emprego enquanto se inscreveram de novo cento e quarenta e sete pessoas. Não se avizinham, desta forma, dias melhores a breve prazo!
Nunca antes fez tanto sentido criar, como sugerimos em campanha (autárquicas, 2009), um Centro Incubador de Empresas com apoio jurídico, administrativo e formação de novos empresários, com disponibilização de espaço (transitório) para pequenos escritórios das novas empresas a muito baixo custo, com espaços de reunião e de exposição de produtos, etc, etc. Não vamos desistir da ideia!...
Aqui está uma boa ideia! deixo outra que tal usar as instalações da antiga escola secundária , junto do Cimitério. Pelo que me parece estão sem uso, e com algum investimento por arte da CMSM (deve haver verbas para isso do estado)poderia ser uma solução.
ResponderEliminarVamos avançar com esta ideia da Incubadora de Empresas que me parece excelente e absolutamente pertinente nos tempos que correm e que poderá ser uma excelente ajuda á colocação em prática de algumas ideias de negócio que germinam na cabeça de alguns cidadãos do nosso concelho. Existem edificios prestes a ficar disponiveis no momento em que for iniciado o novo ano lectivo e consequentemente a transferencia dos alunos para o novo Centro Escolar de Salvaterra de Magos.
ResponderEliminar