segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UMA ESPÉCIE DE JARDIM


O jardim do Largo dos Combatentes, situado no centro da vila de Salvaterra de Magos, carece de um estudo paisagístico que o embeleze e lhe confira a dignidade que a sua localização merece.


Como as fotos evidenciam raras são as árvores que crescem na vertical, há inúmeras sebes em falta e com tanto espaço disponível ninguém consegue explicar porque foram escolhidos os passeios para colocar as caldeiras da maior parte das árvores.


Enquanto se aguarda pelo tratamento devido talvez fosse pertinente aparar a relva e limpar/podar as árvores.
Infelizmente nem a estátua do falcão que existia no centro do espaço foi poupada!... furtada há muitos meses não foi ainda devolvida ou recuperada pelas forças policiais.


Também os dois bancos existentes junto da paragem de autocarros, não muito distante, na R. Heróis de Chaves carecem de uma reparação, aproveitando aliás o trabalho que a autarquia disse estar a fazer de pintar e substituir ripas em alguns bancos existentes no concelho.

4 comentários:

  1. Acho que no nosso concelho se despreza natureza e se ódeia árvores. Só assim se explica a forma como são tratados os espaços verdes. Sempre que se faz um arranjo lá se cortam as árvores a antigas. Depois plantam outras pequenas, e a primeira coisa que se faz quando elas crescem é "podá-las" ou seja amputa-las cortando por cima e impedindo o seu natural crescimento e desenvolvimento, ficam as árvores "monos"uns atrofiados. A culpa certamente é do jardineiro, que nada sabe do assunto, sem formação adequada e aprendeu com o outro antigo que tbm nada sabia. Mas o que é estranho é as chefias, o vereador que toté-la a área, nada fazer para alterar este comportamento este "assasinato ecológico". A pergunta que se deve fazer é quem vai impedir que ista doença esta peste nos nossos jardins se vá prepétuando no tempo. Já vimos que com este executivo a politica é de continuação. Ou seja nada fazer. O melhor é deixar estar assim e cuidar do meu emprego, do dinheirinho e não levantar ondas e não chatear a "senhora".

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente que adorava saber qual a desculpa do grupelho do BE, para o deploravel estado dos jardins! Aqui não poderão se escudar com a desculpa da água e com a Águas do Ribatejo!
    Aqui o problema é que os amigos que foram enfiados na Câmara como jardineiros não qualquer formação ou vocação para tal! Assim se desperdiçam recursos com mão de obra desqualificada!

    ResponderEliminar
  3. Os funcionários estarão certamente disponíveis para aprender mais... enriquece-os fazer bem, pois o trabalho é seguramente o mesmo do que o de fazer menos bem.
    Cabe a quem gere criar as condições para que lhes seja dada formação.
    Ajudava também, como já referi, que em vez de se apostar em marketing se contratasse um paisagista, técnico com formação para projectar e acompanhar espaços verdes - mas a maioria é que governa - fica a sugestão de novo!

    ResponderEliminar
  4. Caro Engm
    Quero lhe dar os parabéns por este post sobre o jardim do largo dos combatentes, hoje de manhã quandou fui tomar o meu cafe matinal reparei que os funcionários da camara ja lá estavam a arranjar o jardim.
    Com uma presidente ausente e depressiva é o meu caro eng que faz a "governação da Câmara", pois tudo o que chama a atenção no dia a seguir esta a ser resolvido pela Câmara.
    Parabéns pelos alertas e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar