terça-feira, 8 de novembro de 2011

REPARAR E PINTAR


Este é o aspecto do Pavilhão do INATEL em Salvaterra de Magos, cujo protocolo de utilização estabelece que a sua conservação e manutenção incumbe à nossa Câmara Municipal. O estado em que se encontra e a localização central do equipamento justificam uma pintura que já tarda há muitos anos!...


Já não é a primeira vez que alertamos para o estado em que se encontra a estação de bombagem de esgotos que se situa junto à Vala em Salvaterra de Magos, paredes meias com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala. O que se pede é que a Câmara Municipal o pinte ou exija à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo que o faça. Tal como está é que não deve continuar!...


Infelizmente, não muito longe deste local, é a ponte do Cais da Vala que prossegue há anos a sua degradação. Já não temos apenas fissuras, há material que já saiu da estrutura do lado esquerdo e as pedras que formam uma das abóbadas já se encontram soltas... é a estrutura metálica que evita a sua queda. O arranque das anunciadas obras de reparação evitarão, em princípio, a sua total ruína!

6 comentários:

  1. O que se fez à ponte é um disparate total. obras e mais obras de cosmética sem sentido. meter um alage de betão e cimento em cima de uma estrutura antiga só aumentou os danos e o peso não veio resolver coisa nenhuma, tal como se veio a provar. E a ideia de se fazer ali uma "cascata" é um disparate de primeira. esta na altura de fazer uma interveção a sério e com pés e cabeça, se não têm profissionais competentes na CMSM para estudar, preparar e controlar a execusão de todo o projecto. Por favor contratem quem sabe, senão a pode ser tarde demais.

    ResponderEliminar
  2. Ainda que não tendo acompanhado profissionalmente esta obra, fica-me a ideia de que a execução de uma laje como refere pode não ser o problema, desde que naturalmente se crie a estrutura que a suporte, como julgo terá sido feito recorrendo a estacas. A colocação de uma laje naquelas condições poderá tirar de cima da ponte o peso das sobrecargas (pessoas, veículos, etc).
    No entanto, o que os danos parecem indiciar há já algum tempo é que está a ocorrer o "descalçamento" da fundação do montante do lado esquerdo, o que poderá suceder por arrastamento do solo de fundação pela sistemática passagem de água. Se assim for há que colmatar essa circulação de água sob aquela fundação. O problema é que a intervenção tarda no tempo e os danos estruturais são cada vez mais significativos.

    ResponderEliminar
  3. Convenhamos que o grafitti demonstra alguma arte de quem o fez. Muito bom

    ResponderEliminar
  4. Então talvez seja o estado em que a pintura do edifício se encontra que destoe!... :-)

    ResponderEliminar
  5. Realmente em relação à ponte não me é possível compreender como pode ocorrer uma situação destas, dado que foram executadas obras de requalificação recentemente. Não há garantias pela execução dos trabalhos, que salvaguardem assim o interesse do dono da obra, neste caso a C.M.S.M.?

    No que diz respeito ao "grafitti" apesar de despropositado e desenquadrado com a envolvente, não está nada mal quando comparado com o trabalho de outros artistas do género e, que pintam "foleiras e horrendas" declarações de amor e, outros com palavras menos próprias.

    ResponderEliminar
  6. Já há algum tempo que ando a dizer a quem de direito que, enquanto não retirarem o betão do fundo da ponte, que se diz agora para efeito de cascata, não irão deixar de ter problemas com a infiltração da água e o constante arrastamento do solo. Os técnicos deviam de ter calculado a força exercida durante cerca de 6 horas pela corrente na vazante, antes de lá porem aquele obstáculo. Chego à conclusão que, de técnicos só têm o nome.

    ResponderEliminar