sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RUÍNAS CAEM NO CONCELHO

(Rua do Rossio, Salvaterra de Magos)

Já não é a primeira vez que aqui alertamos para o estado de ruína em que se encontram algumas das edificações mais antigas que se situam nas zonas históricas das vilas e povoações do concelho de Salvaterra de Magos. 

(Travessa das Esteiras, Salvaterra de Magos)

Na altura em que os vereadores socialistas transmitiram estas suas preocupações em reunião de Câmara deram vários outros exemplos, como os existentes junto da estação da CP de Marinhais, diante da igreja paroquial de Salvaterra de Magos ou até no Estanqueiro em Foros de Salvaterra.
Os proprietários não podem deixar tombar os seus imóveis,  pois eles podem atingir pessoas ou os seus bens patrimoniais. Cabe-lhes a responsabilidade de cuidar deles ou, nos casos mais degradados, promover a sua demolição.
Para os que não cumpram esta obrigação é dever do Município agir - notificando-os e nas situações de maior risco estrutural ou para a saúde pública, proceder à sua demolição imputando custos àqueles proprietários, caso não o façam em tempo útil.

(Rua João Pinto de Figueiredo, Marinhais)

Ontem, no centro da vila de Marinhais, ruiu parcialmente uma edificação de piso térreo, com escombros que atingiram o passeio público e a faixa de rodagem, felizmente sem consequências pessoais ou materiais a lamentar, por ter acontecido às 8 h da manhã.
A Junta de Freguesia de Marinhais procedeu de imediato à limpeza e sinalização do local, impedindo a circulação de pessoas e o estacionamento de viaturas defronte daquele antigo estabelecimento comercial. Informou ainda os serviços municipais da ocorrência e estes vão assumir os procedimentos jurídico-administrativos necessários à resolução do problema. 


Fica desta forma evidente que a proposta que os vereadores socialistas apresentaram, há vários meses, que visava o levantamento das situações de maior risco, a notificação aos proprietários e a demolição parcial ou total das construções em condições precárias fazia (e faz) todo o sentido, pois é a única forma de diminuir o risco associado a esta realidade.
A época das chuvas ainda mal começou!...

2 comentários:

  1. "Um homem morreu na sequência da derrocada de um prédio devoluto, ocorrida na aldeia de Alcanhões, Santarém. Segundo António Valente, vereador da Câmara de Santarém, a fachada do prédio caiu sobre uma viatura que ia a passar na rua, tendo morrido o condutor do veículo. O edifício, de uma antiga cooperativa, encontrava-se devoluto" QUEM É RESPONSÁVEL POR ESTA MORTE??? O PROPRIETÁRIO, A CAMARA MUNICIPAL, O GOVERNO??? Um dia um acidente destes vai ocorrer em Salvaterra de Magos e importará saber a quem devem ser imputadas as responsabilidades.

    ResponderEliminar
  2. senhor vereador Esménio peço desculpa pela minha muita pouca cultura,mas tenho que lhe fazer uma pergunta, que tem a ver com o caso da Presidente da cãmara tambem tar em ruinas. Acumpanho a radio marinhais e o que falam nas reunioes da câmara, nunca vi esclarecido o facto de perante as muitas faltas da Presidente de câmara ao trabalho se ela tem na mesma direito ao ordenado por inteiro ou só recebe a meia duzia de dias que vai trabalhar? é que fala-se tanto em cortes e não fico descansada sem saber como esta situação é tratada. O meu marido é militar reformado e vão-lhe roubar os subsidos outros não trabalham e secalhar recebem.

    ResponderEliminar