terça-feira, 15 de novembro de 2011

CORTAR A ÁGUA À SAÚDE...


Custa a crer, mas é verdade! Ontem, durante a manhã, a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo decidiu cortar a água à extensão de saúde da Glória do Ribatejo, informando que o fazia por atraso nos pagamentos da facturação da água.

(Extensão de saúde, Glória do Ribatejo)

A empresa de capitais estritamente públicos decidiu interromper o fornecimento de água àquela extensão de saúde, até que os Serviços do Ministério da Saúde liquidassem os valores em débito, o que veio a ocorrer ainda ontem. 
Como é possível que os profissionais de saúde e os utentes daquele equipamento médico possam ter ficado sem água porque uma empresa propriedade das Câmaras Municipais lhes fechou o fornecimento?!
Não pomos em questão que a falha de pagamento seja indesculpável, mas bem mais preocupante é haver quem decida fazer o que foi feito - cortar a água a um posto médico. Qual é o limite desta "nossa" empresa?! Fechar escolas?! Hospitais?! Ou isto só se poderia ter passado em Salvaterra de Magos?!...
Talvez fosse bom que os Presidentes de Câmara (todos) explicassem aos gestores que contrataram para a Águas do Ribatejo que o Estado, apesar dos atrasos, paga sempre as suas dívidas! Aquela atitude mais não foi que uma agressão desnecessária às populações das freguesias servidas por aquele posto de saúde
Algum bom senso, por favor!

14 comentários:

  1. Acima de tudo foi uma grande falta e respeito, pelos utentes. Mas nada de estranhar quando se fez a empresa já se sabia que nada ia melhorar.(nada ficou previsto nem calendarizado nos acordos) Não se fez obra nenhuma para melhor o abastecemento, nem o tratamento, nem a distribuição, que era uma das possiveis razões para a concelho entregar a gestão da sua rede. Nada se fez a não ser aumentar o preço. E é facil perceber os aumentos, pagar os ordenados aos gestores da coisa, ou seja o aumento da receita vai todo para para ordenados aos gestores e não para aumentar a qualidade do abastecimento. Mais um belo negócio da "anita e dos amigos".

    ResponderEliminar
  2. A empresa em questão tem investimentos importantes no concelho - esgotos no Granho e, entre outros, ETAR's no Granho e na Várzea Fresca. Tem razão quando diz que se devia ter previsto investir no tratamento da água, removendo o ferro e o manganês.
    Lamentável é também a forma como não encarou o prejuízo que a sua atitude ocasionaria aos utentes do SNS!

    ResponderEliminar
  3. "A empresa em questão tem investimentos importantes no concelho - esgotos no Granho e, entre outros, ETAR's no Granho e na Várzea Fresca"

    acredito que tenha alguns investimentos mas são no saneamento basico e não no abastecimento, stamos fartos de abrir a torneira e em vez de um liquido com as caracteisticas da àgua, sai algo escuro.

    ResponderEliminar
  4. Ser "Gestor" de empresas com estas caracteristicas é fácil. Água todos precisamos para viver, como o unico fornecedor é a AR isto permite-lhe agir da forma que este "gestor" decidir e as pessoas apenas tem de pagar e aceitar as regras impostas. Devem os presidentes das Camaras Municipais proprietárias deste oligópolio demitir este individuo que revela total desconhecimento que uma empresa que fornece água ás populações não pode ser gerida como aquelas que fornecem serviços de internet ou de telefone móvel. Se agem desta forma com uma entidade como a Extensão de Saúde da Glória do Ribatejo imagine-se como se comportam com os particulares??? FORA com este Engº que lidera esta empresa e coloque-se no seu lugar alguem mais capaz e que perceba que os seus clientes são acima de tudo SERES HUMANOS e que a água é um bem essencial. Devem também as populações pedir responsabilidades aos governantes por estas atitudes afinal quem nomeou este individuo para lider da AR foram os governantes e quem elegeu os governantes foram as populações. Já são demasiados os casos que envolvem esta empresa que ainda agora adquiriu cerca de 7 carros novos que se encontram á 3 semanas parados no mesmo lugar onde foram parqueados pela empresa que os vendeu o que mostra a urgência da necessidade em efectuar esta aquisição. Esta AR vende um produto sem qualidade que tem de ser pago ao preço que querem nas condições que querem e permite-se a um elevado nivel de arrogância e prepotência. Quando reclamamos alguma coisa pedem a escrita de cartas e nunca aparece ninguem responsável para "dar a cara" pelos problemas que criam.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário vai gerar polémica, e nada tenho a ver com as águas do ribatejo, mas digo-vos que concordo que tenham cortado a água por falta de pagamento, e sabem porquê?? Porque se eu, ou qualquer um de vós, não pagarmos a conta também nos vêm logo cortar a água! E mais, se todos somos clientes temos de ser todos tratados de igual modo! Pagassem a tempo e horas e não lhes seria cortada a água!

    ResponderEliminar
  6. Então o magos bus serve para quê??? SE bem me recordo o Sr. Eng. votou a favor deste serviço subsidiado com o nosso dinheiro (impostos) ou na foi assim ?

    ResponderEliminar
  7. É estranho que o caro anónimo se recorde até do que não sucedeu?!
    O Serviço Magos Bus foi disponibilizado pela empresa que detém os transportes escolares e a concessão do transporte rodoviário no concelho. Na altura fiquei a saber - depois de solicitar o protocolo que pudesse existir entre a CMSM e aquela empresa - que ele não existia, pois não haviam custos para o Município.
    De um modo simplista disse já - neste espaço - que o Magos Bus é a abertura dos transportes escolares a toda a população que queira beneficiar dessas linhas. Não mais do que isso, por isso faltam-lhe várias ligações que a existirem teriam - essas sim - que ser custeadas com os dinheiros dos impostos.
    Sem querer ser injusto, até porque o Magos Bus facilitou um pouco mais a mobilidade no concelho, esse serviço foi criado para tentar rentabilizar mais o transporte escolar evitando que a Câmara tivesse que pagar mais por esse serviço, pois uma pequena parte dos custos será suportada por quem se desloque nessas carreiras.
    Terá caro anónimo que reformular a sua crítica, desta vez ela não colhe!

    ResponderEliminar
  8. E o que tem o MagosBus a ver com o teor do post????

    ResponderEliminar
  9. Ao contrário do que mais acima é dito o interesse de um privado não tem a mesma relevância que o interesse público.
    Quem não percebe isso concorda que é a mesma coisa interromper o serviço de abastecimento de água, ou outro, a uma casa e/ou a um comércio do que a uma escola ou a uma unidade hospitalar, onde são afectados milhares de utentes.
    Todos são interesses legítimos, há é uma significativa diferença de escala! Quero crer que não aceitaria de bom grado ver o seu filho, neto ou familiar ser "devolvido" por a escola ou jardim-de-infância estar momentaneamente encerrada ou ver intervenções cirúrgicas adiadas pelas razões que debatemos!
    Não pagar a tempo e horas é condenável, mas isso não pode justificar prejuízos para o funcionamento de serviços como os da saúde, pois nestes casos não são os incumpridores que são punidos - como no caso de um particular - são todos os utentes do SNS (ou de outro serviço público), e essa é uma diferença relevante.

    ResponderEliminar
  10. Tem de facto razão o anónimo que questiona a inclusão nestes comentários da referência ao Magos Bus pois ele tem pouco que ver com o tema em debate.
    Enfim, entendi-o como um prolongamento ao debate do tema da saúde no concelho, para ficar claro que não existem transportes públicos rodoviários - apesar do Magos Bus - entre as freguesias de Muge e Granho e a Glória do Ribatejo, onde o ACES quer que as populações sejam atendidas. Daí que até por isso as populações daquelas freguesias estejam muito prejudicadas!

    ResponderEliminar
  11. Então o responsavel pelo centro de saude, não é responsavel, é o se pode deduzir do seu pensamento?

    ResponderEliminar
  12. Quero dizer que o Magos bus pode ser utilizado pela população do Granho e de Muge para virem ao médico á Gloria. è tudo uma questão de dar a conhecer a essas populações todos os trajectos e percursos dos transportes, que numa iniciativa da CM ajuda na mobilidade das pessoas.

    ResponderEliminar
  13. Recomendo ao anónimo das 17.28 que leia melhor o meu comentário das 17.01, onde é dito explicitamente: "Não pagar a tempo e horas é condenável (...)". O que não é o mesmo que "condenar" quem não tem culpa a ficar privado - por corte de água - de qualquer serviço público relevante!

    ResponderEliminar
  14. sera q so acontce nagloria? e nas outras freguesias? quem paga a gua dos posto medico?
    parece que o proximo a fechar e o da gloria.
    agora fiquem a dormir como muge e o granho q ta fechado e andar

    ResponderEliminar