segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REFEIÇÕES ESCOLARES



Têm sido várias as críticas que nos têm chegado relativamente às refeições escolares. Um pouco de todo o lado, com especial realce para a alimentação dos mais novos (jardins-de-infância e 1º ciclo) a insatisfação dos pais é, em grande medida, o reflexo da apreciação que os filhos fazem ao que lhes é servido nos refeitórios escolares. Essa apreciação desfavorável deriva, em muitos casos, da mudança ou correcção de hábitos alimentares com a introdução de novos alimentos e de novos sabores que não são do agrado das crianças.
Acreditamos que as ementas escolares são elaboradas por técnicos, mas a qualidade do que as crianças comem também depende da confecção, da qualidade dos alimentos e do tipo de escolhas que são feitas. É possível fornecer os nutrientes necessários com opções que favoreçam a adesão das crianças. [Um peixe com muitas espinhas, por exemplo, dificulta a alimentação dos jovens estudantes e vai acabar por ficar no prato].

(Poço da Roda, Glória do Ribatejo)

O descontentamento, numa fase inicial, foi mais evidente em Salvaterra de Magos e em Marinhais, e mais recentemente manifestou-se na Glória do Ribatejo.
Espera-se que os pais, professores e auxiliares de acção educativa ajudem as crianças nesta fase de transição. Deseja-se que a Câmara Municipal faça vigilância periódica das refeições fornecidas - como é seu dever - e que mobilize a população escolar para ajudar nestas tarefas. Os pais, professores e funcionários são aliados no processo formativo e não adversários!...

20 comentários:

  1. Para mim o mais grave é os pais se queicharem porque estão no seu direito,e virem os responsaveis ás escolas chamarem mentirosas ás criancas e continuarem a dizer que as nossas criancas são fingidas.O senhor está a querer dizer que as criancas trazem má educação alimentar de casa,mas acredito que se lhe meterem á frente um prato com batatas praticamente cruas e sem um fio de azeite varias vezes por semana,acredito que o senhor tambem não vai comer.

    ResponderEliminar
  2. Se ler melhor o post acima verificará que em síntese o que peço é que os pais e os professores ajudem, que a Câmara faça a vigilância que deve e que nisso envolva os pais pois, como digo, eles são aliados e não adversários.
    O conhecimento que aparenta ter da situação deve ser comunicado, se ainda o não fez, à Srª vereadora que tem o pelouro para que ela possa verificar e mandar corrigir o que se passa de menos bem.
    Creio aliás que os pais sempre que tiverem queixas devem comunicá-las à Câmara, até para que esta possa exigir de quem contratou a prestação de um melhor serviço.

    ResponderEliminar
  3. A Câmara vê os encarregados de educação como adversários, é triste e lamentável que nos venham acusar de mentir e nos venham ameaçar, mais lamentável é ver uma nossa conterrânea nossa com cargo temporário de chefia a tratar pessoas por você??? que são da mesma idade e que andaram com ela na escola, isto denota fraqueza de liderança e falta de argumentos.
    Senhora Veradora tenha respeito pelos encarregaods de educação, você é mãe e sabe bem a importãncia que a alimentação tem na saúde dos nossos filhos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Quando os pais de Glória do Ribatejo se queicharam tiveram direito a uma reunião,mas antes já tinha havido problemas em Marinhais e simplesmente abafaram tudo e continuam a dizer que não há problema nenhum.Desculpas e mais desculpas...

    ResponderEliminar
  5. De facto é muito triste ter crianças que frequentam a mesma escola que os meus filhos ,comerem na mesma cantina e saber que a falta de ocupação dos pais ,lhes dá aso a imaginação não lhe chamo fertil mas de pura maldade e ignorancia .

    Relativamente à tal conterrânea a que se referem, só prova que é uma pessoa culta ,educada e que se sabe colocar no lugar dela ,não misturando trabalho com amizades ou conhecimentos ,porque se assim não fosse ,aí sim não teria pulso na liderança para lidar com uma cambada de desocupados como certos e determinados que ouço falar sem saberem o que dizem , mas só o fazem por despeito ,inveja e falta de autoestima .Se não concordam comigo ,que trabalho 8h por dia ,graças a Deus, não tenho sequer tempo para tanto disparate ,porque quando tenho duvidas vou-me informar ,não faço como os que nem sabem o que quer dizer "contra factos não há argumentos"

    ResponderEliminar
  6. Educada? Não me parece que o seja ou pelo menos não o demonstou na reunião.
    Agressiva e prepotente isso e apenas demonstra falta de firmeza e fraqueza de liderança,porque não conseguiu delinear ideias apenas verborreia nas suas palavras.

    ResponderEliminar
  7. O senhor fala em se queixar á Camara, olhe o que eu vi no facecuscas foi alguem que escreveu qualquer e passado nem meia hora com o tema ja com diversos comentarios a ser apagado, mas tambem não é na internet que se debate os problemas mas sempre se tornam publicos, e o que esta Camara, estes vereadores e estes tecnicos que passam a vida no gabinete querem é abafar tudo o que seja critica.
    Alias é de conhecimento que um funcionario da Camara imprimiu esses mesmos posts e comentarios publicados no FAcebook.

    ResponderEliminar
  8. Realmente é estranho. Qual será o motivo para que a Câmara Municipal não esteja do lado dos Encarregados de Educação e das próprias Crianças? Não devem estar essas pessoas sempre do lado das populações? Que empresa é essa que está a ser tão defendida pela Câmara?????? Eu compreendo e todos compreendem, já alguém comeu comida num avião?? pois é aquela que estas crianças estão a comer todos os dias. Ou pior.
    Venha o tempo das verdadeiras cantinas com aqueles panelões enormes onde se comia com qualidade.

    ResponderEliminar
  9. Com este frio deve saber muito bem ás criancas comerem comida fria...

    ResponderEliminar
  10. E será que a senhora presidente da camara sabe realmente o que se anda a passar? Será que ela sabe que os responsaveis pelo servico andam a chamar mentirosas as criancas?

    ResponderEliminar
  11. Queria lembrar o apelo que fiz anteriormente - os pais, os autarcas e os funcionários autárquicos devem trabalhar em conjunto, todos querem seguramente o melhor para as crianças.
    O problema das refeições escolares não se passa só em Salvaterra, Marinhais ou Glória, também ocorre - como a comunicação social deu nota pública - nos nossos vizinhos de Benavente ou de Almeirim.
    Talvez o caminho seguido para a resolução desta diferença de opiniões não tenha sido o melhor, o que importa agora é retomar o caminho. Em Almeirim, por exemplo, foi criado um Projecto que passa por um encarregado de educação por turma (salvo erro) - o que tiver disponibilidade - poder almoçar no refeitório escolar, mediante pagamento naturalmente, e dessa forma ajudar na vigilância e no acompanhamento das refeições.
    É uma sugestão seguramente melhor que a do confronto!...

    ResponderEliminar
  12. Entristece-me e envergonho-me de dizer que moro na mesma terra que este grupo de ignorantes e maldosos, passo a explicar :
    Voces não devem saber que os vossos filhos tal como os meus ,falam de tudo um pouco na escola entre eles ,onde também dizem o tipo de alimentação que têm em casa, Cerelac ,Nestum; batata frita (várias x semana)com hamburguer ,ovos e salsichas etc.Agora que moral é que alguns de vós ,que se escondem nos Facebock e outros sitios para inventar barbaridades e difamarem tudo e todos ,vêm mais uma vez para aqui como anónimos continuar com conversas de quem não lê jornais ,não vê noticias e não se informam das coisas para poder discutir e ter uma conversa com pés e cabeça.Se bem me lembro na reunião,que eu também lá estive por causa do meu filho , grande parte dos pais como eu ,nem sabia exactamente o que se passava ,ouvia rumores na rua da história do Facebock e também vi,não comentei e ignorei porque é muito grave o que lá diziam e difamação é crime e muitos de vocês podiam ter sido intimidados judicialmente ,julgo que vocês não têm noção da gravidade.
    Tal como diz o Sr.Eng.Helder Esménio , o exemplo de Almeirim onde os Enc.Educação ou pais poderem ir ao refeitório almoçar/provar a alimentação de forma organizada ,foi também falado na reunião ,se vocês ouviram o mesmo que eu ,fomos convidados de forma organizada com o agrupamento da escola a visitar as cozinhas para poderem ver com os vossos olhos ou até mesmo a irem almoçar .Até nos disse a Sra Vereadora ,que para nos organizarmos e não entrarmos pela escolas adentro como já fizeram algumas mães.Os nossos filhos estão nas escolas para aprenderem e serem educados ,não é esse o exemplo que uma mãe dá quando vai á escola de rompante sem aviso prévio fazer peixeirada .Na minha opinião acho que já é tempo de parar com esta palhaçada ,porque não padeço da vossa opinião ,tomara eu que durante muitos anos eu meus filhos continuem a ter refeições na escola ,porque quando não tiverem por causa de muitos como vocês ,acho que vai ser pior para todos nós!Não quero dizer com isto que temos que aceitar situações prejudiciais para a saude dos nossos, o que quero dizer é que se houvesse algum problema como vocês dizem ,a própria ASAE tinha agido ,mas o que aconteceu e eu também já me informei para lá ,não havia nenhuma anomalia e mais não disseram ,por isso vamos descansar e deixar as pessoas trabalhar!

    ResponderEliminar
  13. O problema é que continuam a dizer que não há problema nenhum.

    ResponderEliminar
  14. Confronto esse assumido logo á priori pela Vereadora e sua comparsa chefe de acção social (?) que da primeira vez que saiu do gabinete e foi confrontada com a realidade e com a critica (justa ou não), demonstrou toda a sua arrogancia, prepotencia e falta de humildade.

    ResponderEliminar
  15. Não permitirei mais neste post que sob a forma do anonimato leitores deste espaço critiquem de modo injurioso outros leitores.

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo com o Sr.Eng, porque tenho acompanhado todos os desabafos colocados aqui , e já deixou de ser preocupação com a alimentação dos nossos educandos e passou a ser "ataques" diretos a membros da Camara que trabalhando bem ou menos bem , dependendo da opinião de cada um , têm que ser tratados com educação e não como "comparsa" nem vereadora , cada uma ocupa o lugar a que se propuseram ou que o povo aceitou ,por isso sou apologista que gostando ou não ,tem que haver educação que é para isso que diariamente nos debatemos ,educação, para que os nossos filhos também respeitem e sejam respeitados.Vou citar a frase da RFM "Vale a pena pensar nisto"

    ResponderEliminar
  17. eu só tenho uma coisa a dizer quem por aqui passou e deixou estes tipos de commentários é pk não tem nada que fazer,se não estão contentes pk não os vão buscar para almoçar? é maldade e gente assimpassa-me ao lado...

    ResponderEliminar
  18. Tambem acho que sim, quem critica e exige algo melhor só pode não ter mais nada para fazer e alem do mais é invejoso, ignorantes e por ai fora

    ResponderEliminar
  19. É extremamente ridículo este tipo de acusações pois como todos sabemos, por vezes as crianças mentem. E ainda é mais estapafúrdio quando se fazem acusações sem qualquer tipo de prova ou sem senso comum. Na minha opinião, este tipo de pessoas são pessoas ignorantes, que não têm mais nada o que fazer da vida do que inventarem histórias descabidas. Uma vez que, estes encarregados de educação estão extremamente indignados com a qualidade da alimentação das nossas crianças, eu como encarregada de educação proponho-vos a seguinte sugestão, começarmos a servir comida “fast-food “. Pois segundo os vossos comentários cheguei à conclusão que esta será a melhor forma de alimentarmos as nossas crianças.
    Com os melhores comprimentos de uma mãe que está satisfeita com alimentação da sua criança

    ResponderEliminar
  20. È incrivel o que os escribas do regime bloquista fazem, inventam nomes nos comentários para defender a causa.
    Que vergonha a tentar tapar o sol com a peneira, pensam que as pessoas são estúpidas o quê? Cambadas de oportunistas, 2013 está já aí ao virar da esquina e por isso estão com medo.

    ResponderEliminar