segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MAIS UM(A) MÉDICO(A) PARA O CONCELHO


Informei os senhores vereadores na última sessão da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que tive uma reunião de trabalho com a nova Directora do ACES da Lezíria, Drª Diana Leiria.


Aproveitámos a reunião para fazer um breve relato da situação actual do concelho de Salvaterra de Magos onde, por força da reforma de mais uma médica, restam apenas 5 médicos afectos ao quadro do Centro de Saúde - dos 12 que devíamos ter - o que implica que 58% da nossa população não tenha médico de família atribuído.
Tem sido a disponibilidade da autarquia para custear o alojamento de médicos - e a ajuda dos Centros de Bem Estar Social de Glória do Ribatejo, Marinhais e futuramente dos Foros de Salvaterra, no transporte e alimentação dos médicos - que permitiu fixar 3 médicas estrangeiras, duas delas a laborar no Posto de Saúde da Glória do Ribatejo e a outra no de Marinhais, unidades que servem ainda as populações de Muge e Granho que viram as suas extensões de saúde encerradas há vários anos por falta de médico.

Nova extensão de saúde dos Foros de Salvaterra

Sublinhámos àquela Directora-Executiva do ACES que esta opção tem permitido solucionar este grave problema, embora as nossas preocupações se mantenham um pouco em relação ao que se passa nos Foros de Salvaterra, pois só temos ali um médico (reformado) a tempo inteiro e ainda não foram transferidos os serviços para o novo edifício daquela unidade de saúde.
A nova Directora do ACES mostrou-se disponível para colocar mais um médico cubano no nosso concelho, a Câmara Municipal vai assumir mais uma vez os encargos inerentes ao alojamento daquele(a) médico(a), que desta feita virá por 2 anos, o que é muito mais tranquilizador do que os que estão um pouco por todo o País, colocados por empresas de prestação de serviços, com contratos precários de apenas alguns meses.
Este novo médico chegará ao concelho de Salvaterra de Magos nas próximas semanas e o que deixámos bem claro foi o pedido para que cada um dos nossos postos de saúde actualmente em funcionamento tenham dois médicos, o que implica colocar nos Foros de Salvaterra mais um clínico a tempo inteiro.
É pois com algum regozijo, moderado é certo pela precariedade da contratação de médicos, que registamos que o concelho de Salvaterra de Magos vai passar a ter mais um médico (9 no total) ao serviço da sua população.

Sem comentários:

Enviar um comentário