terça-feira, 16 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO NÃO É SÓ PAIXÃO, É... A OPÇÃO


A aposta na educação é um compromisso eleitoral assumido por esta gestão da Câmara Municipal. Daí que apesar dos cortes orçamentais que têm atingido as autarquias locais portuguesas, nós não reduzimos um cêntimo, antes pelo contrário à acção social escolar, aos transportes e refeições escolares, às componentes de apoio às famílias designadamente ao alargamento dos horários em que as crianças poderão permanecer nas escolas, etc.
A partir da passada 5ª feira, como aqui noticiámos, o Município de Salvaterra de Magos passou a dispor de um terreno nos Foros de Salvaterra onde, se for esse o entendimento do Ministério da Educação, e se for possível financiar essa obra com verbas da União Europeia - o que parece cada vez mais difícil, pois a prioridade dos investimentos já foi, em tempos da última governação socialista, a educação - será possível vir a edificar o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca.

Jardim-de-infância do Estanqueiro, Foros de Salvaterra

Realizámos um vasto leque de intervenções, a maioria das quais terminou no passado fim-de-semana, que incluem, entre outros, pequenas reparações de electricidade, carpintaria e canalizações e substituições de areias dos recreios escolares,  

Escola das Cancelas, em Foros de Salvaterra

Na Escola das Cancelas em Foros de Salvaterra foi preparada a ligação ao colector público doméstico. Contudo, como aquela rede ainda não está disponível, foi instalada uma nova fossa que recolha os efluentes e assegure o funcionamento nas condições devidas daquele estabelecimento de ensino.

Escola João de Deus, em Muge

Na Escola João de Deus em Muge foram efectuadas alguns melhoramentos, quer ao nível da cobertura como do pátio escolar, sendo de destacar a substituição integral do antigo mobiliário escolar, como é visível nas fotos, caminho que foi seguido também em outras escolas de modo a que todas as crianças tenham aproximadamente as mesmas condições de conforto no concelho de Salvaterra de Magos.


No Granho a opção foi repintar a escola e o jardim-de-infância, depois de isso já ter sido feito no interior do espaço escolar. 
Outro dos compromissos que assumimos e que este ano vamos começar a observar é colocar em cada sala de aulas um computador e um monitor de 19" novos, para facilitar a acção aos senhores professores e a aprendizagem das crianças, sendo ainda disponibilizado em cada escola do concelho um computador portátil, um vídeo projector e a respectiva tela. 

Escola e Jardim-de-infância do Granho

Hoje tem lugar em Marinhais, pelas 18 horas, a inauguração do seu Centro Escolar com 19 salas destinadas ao 1º ciclo e ao ensino pré-escolar.
Este investimento municipal é de cerca de 3.600.000 €, o maior alguma vez feito pela Câmara Municipal no nosso concelho. Estamos satisfeitos por ter conseguido dar a dinâmica à obra que permite a sua inauguração a tempo do arranque do ano escolar. De 18 de Outubro de 2013 (dia em que tomámos posse) para cá conseguimos realizar e pagar quase 2,8 milhões de euros - cerca de 80% da obra - o que evidencia a dimensão do esforço feito.


As fotos ilustram o tratamento da envolvente externa ao Centro Escolar de Marinhais onde além de estacionamentos, passeios, desmatação, limpeza e arborização de áreas circundantes, ainda se construiu um novo pontão e colocaram duas passadeiras elevadas para peões, tentando fazer diminuir as velocidades no local para aumentar a segurança da comunidade escolar.

Centro Escolar de Marinhais

Marinhais precisava de um espaço digno para as crianças do 1º ciclo do ensino básico poderem ter aulas. A população tem oportunidade de hoje ver o interior deste espaço a partir das 18 horas, altura em que a escola será inaugurada.

Sem comentários:

Enviar um comentário