quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A LUTA CONTINUA


Temos vindo a intervir com regularidade nas zonas residenciais do concelho de Salvaterra de Magos, algumas das quais votadas ao abandono durante anos, limpando, desmatando, cuidando. Mas essas tarefas só terão algum resultado prático se todos ajudarmos e exigirmos dos demais cidadãos comportamentos que não prejudiquem, que não sujem, os nossos passeios, as nossas ruas, o nosso meio ambiente.


Estamos a intervir, como aqui já noticiámos, no Bico da Goiva (local onde a Vala Real encontra o Rio Tejo), no outro valado da Vala Real (Malagueiro) garantindo acesso até ao Convento de Jericó, partindo da Falcoaria e passando pela ponte de pedra. Ainda não concluímos a intervenção na Praia Doce (praia dos Tesos), nem no Cais da Palhota. Vamos continuar a limpar a Pinheiroca, lamentando profundamente que intencionalmente alguém lá tenha ido depositar lixo doméstico depois de termos removido do local esse tipo de resíduos
Cabe-nos apelar à comunidade local que colabore, que preserve o território e o seu património natural pois só temos esta terra e este planeta. A Câmara Municipal tem resíduos vegetais, resultantes destas limpezas, acumulados junto ao Rossio, no Cais da Vala em Salvaterra de Magos - e noutros locais do concelho também - pois ali virá oportunamente equipamento triturá-los e transportá-los para reciclagem. É inaceitável e incompreensível que um ou outro vizinho nosso possa estar a aproveitar esse facto para ali depositar entulhos e outros lixos domésticos. Lamentável!


Estamos ainda, aos poucos, a procurar limpar o valado da Vala Real, que se inicia junto ao Picadeiro Municipal em direcção à ponte de madeira. Vai ser uma tarefa muito longa, mas julgo que no final vai valer a pena!... (Foto acima - troço limpo e foto abaixo - o que ainda temos por limpar)


A protecção do ambiente passa ainda por, na medida do possível, estender a rede pública de recolha de esgotos domésticos. Isso foi feito recentemente no Granho e na Várea Fresca, está a ser feito em alguns locais dos Foros de Salvaterra e de Marinhais, sendo que nesta última vila se aguarda a entrada em funcionamento de alguns equipamentos, designadamente estações elevatórias e vai ser feito nos arruamentos que seguidamente se indicam.

R. dos Campinos 
R. dos Trabalhadores Agrícolas 
R. Tratado Salvaterra

Se todos ajudarmos um pouco reciclando, depositando o lixo nos locais adequados e, no caso de termos dúvidas se contactarmos os serviços das Juntas de Freguesia ou da Câmara Municipal vamos conseguir, em conjunto, um resultado bem mais positivo do que hoje já alcançámos.

1 comentário:

  1. E os passeios destruídos ou cheios de terra e ervas da vila magos?E os terrenos da vila magos que sao uma lixeira também?E é o inicio da vila,neste momento é uma das principais entradas da vila e que faz ligaçao ate à falcoaria e até mesmo o escaroupim!Existem buracos em passeios,zonas que já nem passeio se vê o que vê é terra!E o lixo nem vale a pena voltar a falar pois está por toda a vila magos!

    ResponderEliminar