segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ZIGUEZAGUES


Na última Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, realizada na passada 6ª feira, a posição da bancada do Partido Socialista foi a de se abster em relação ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano para 2012. A intervenção - que seguidamente se transcreve - foi feita pelo deputado municipal Sr. Nuno Mário Antão.

"Quero começar por uma citação, que entendo ser simbólica e reveladora da incoerência dos documentos, que deviam ser estratégicos para os anos de 2012 e seguintes…
(para não se perderem…vamos ao zigue)
“Quanto à semana da Juventude e à não realização do evento este ano (2011), justifica (a Presidente de Câmara), com o facto de, para que a Autarquia possa cumprir cabalmente, os seus compromissos com as Juntas de Freguesia, o movimento associativo e fornecedores, torna-se imperioso a redução da despesa municipal, pelo que se optou em apostar nas questões sociais, apoiando as famílias mais carenciadas, o que entende ser prioritário, motivo pelo qual, este ano (2011) se vai suspender o evento em questão, precisamente pelo facto de se ter verificado cortes orçamentais de grande escala.”
Ao reler esta intervenção da Senhora Presidente de Câmara, fico com dúvidas, muitas duvidas…a crise vai acabar! como anunciado pelo Ministro da Economia, em 2012? Deixou de ser imperioso a redução da despesa municipal? Não haverão mais cortes orçamentais, vulgo transferências do orçamento de estado, em 2012?
Que confusão vai no espírito de quem elabora estes documentos, que confusão, e como é obvio…quem semeia confusão...jamais conseguirá esclarecer seja o que for…
(vamos então ao zague)
Se me permitem, ao assumir (mal) a realização da Semana da Juventude em 2012 depois da argumentação usada para a não realizar em 2011 não pode apresentar este Orçamento, estas Grandes Opções do Plano, Plano Plurianual de Investimentos e Actividades Mais Relevantes!!
Ziguezague! Semana da Juventude; Equimagos; Temporada das artes; Zonas Industriais; Requalificação Parque Escolar; Museus; etc, etc, etc
Não pode!! (apresentar este Orçamento, estas Grandes Opções do Plano, Plano Plurianual de Investimentos e Actividades Mais Relevantes), Porque a base de partida, ou é a realidade, dura e cruel para as pessoas, para todos nós!!
Ou é esta fantasia de querer gastar mais de quinze mil euros numa semana da juventude.
Como se percebe, estes documentos estão desfasados da realidade…semana da juventude, boletim municipal….e já vamos em mais coisa menos coisa em trinta mil euros….um numero simbólico, significativo da ordem de prioridades…é o mesmo valor do corte em transferências correntes para as Juntas de Freguesia!!
Ordem de prioridades e noção da realidade…que nestes documentos rivaliza de perto com as pavimentações de estradas a mil euros, como é o caso da Estrada do Convento (Salvaterra de Magos), da Rua do Tanoeiro e Florbela Espanca (em Marinhais) ou a 25 de Abril (Granho) e que contrasta com os 150 000 € (ou mais 150 mil euros) na Recuperação da Ponte do Cais da Vala, que, citando a Senhora Presidente “(…)que a importância histórica da mesma é nula, (…)” e esta, hein?
Há alguma importância histórica numa ponte romana, romanos esses sacanas…só consigo encontrar paralelo a uma frase destas nas famosas histórias de Asterix e Obelix!
Mas Senhora Presidente louvo-lhe a coerência, a importância da historia do e no nosso concelho é mesmo nula para Vossa Excelência…só assim se percebe o esquecimento (não quero acreditar noutra coisa) do Complexo Mesolítico dos Concheiros de Muge, que será a par da Falcoaria o projecto que nos diferencia de toda a região e no mundo, o que lhe da um potencial de valor acrescentado ao Concelho que é desperdiçado inexplicavelmente há anos, tantos quantos a Senhora gere este município!!
Nula, será com toda a certeza a importância dos seus mandatos para a história do concelho!!
Planear, definir prioridades é uma chatice, dá trabalho…mas do planeamento, da definição de estratégias depende o nosso futuro…PDM (que não são apenas três letras…é o Plano Director Municipal, certamente que ninguém precisa de mais explicações sobre a importância de um plano director…) Plano Concelhio para a mobilidade? Plano Municipal do Ambiente? Plano de Requalificação e Modernização do Parque Escolar Municipal, nomeadamente as das freguesias que não vão ter centros escolares, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Granho e Muge!! Nem Salazar ousou ir tão longe nos desequilíbrios, nem Salazar ousou ir tão longe…e permitam-me aqui dirigir-me directamente à Senhora Vereadora que tem o pelouro da educação, é assim que quer ser recordada no concelho? Responsável por uns terem as melhores condições conhecidas no mundo e outros terem contentores! ...Senhora Professora, é assim que quer ser recordada??
No nosso concelho, desenvolvimento económico sustentável nem tem a categoria de verbo de encher, para esta maioria. Afinal de contas para que servirá essa coisa…se é só para criar emprego no concelho com a taxa mais elevada de desemprego da região…não vale a pena…esta é a vossa grande opção…não fazer nada !! Aplicam a teoria de um vosso autarca, infelizmente já falecido…diziam…zonas industriais…isso só trás é desemprego, e que ouço todos os dias na televisão e a vossa formula de sucesso para evitar o desemprego é mesmo essa…não criar condições para a fixação de investimento, assim evitam a criação de emprego, logo o desemprego!

Não há estratégia para a mobilidade, para o ambiente, para a educação, para a cultura, para o desporto (a não ser 10 mil euros para o campo de futebol da freguesia de Salvaterra de Magos, na Glória foram gastos 300 mil, em Marinhais 3 milhões…ora…basta fazer as contas, em Salvaterra de Magos, 10 mil chegam e até sobram… 

Temos um orçamento de cortes, cortes e só cortes…os orçamentos de 2010 e 2011 foram os orçamentos dos 500 €, este é o orçamento da desistência….essa é a Actividade Mais Relevante prevista para 2012…a resignação e desistência da Senhora Presidente e do seu executivo, desistem do concelho e das suas gentes! Às dificuldades do todo nacional, juntam o aumento do preço da água, da recolha dos lixos ao aumento da electricidade e ainda somam a isto os cortes em toda a linha…transferências, subsídios…
…isto tudo, infelizmente, acompanhado pelo abandono projectos estruturantes para o concelho (como por exemplo a infra-estruturação da nova zona industrial de Muge e o que dizer da Zona Industrial dos Foros de Salvaterra…).
Cortes, aumentos, abandono, desistência…é tudo isto que temos nos documentos estruturais para 2012 no concelho de Salvaterra de Magos!!
Estratégias de poupança…nem vê-las!! Consumo eficiente de energia?? O que é isso, os outros fazem? Então nós não o fazemos!!
Estas são mais que razões para votar contra o orçamento, mas dizem-me, aconselham-me a não o fazer para manter a paz social, para não ser (para não sermos) acusado (s) de condicionar o futuro do Concelho de Salvaterra de Magos!
Para não por em causa a relação das Juntas de Freguesias com este executivo!! Como se do meu, como se do nosso voto depende-se a aprovação destes documentos!
Estas não são as Grandes Opções do Partido Socialista, são as vossas e com isso vão ter de conviver!! Não tem uma única ideia, não dão um único sinal de esperança às pessoas num futuro melhor, não há uma luz…tudo e todos falham às pessoas…foi o Governo, agora a Câmara Municipal e a seguir, por vossa responsabilidade, as Juntas de Freguesia.
Com a postura de um qualquer deus deste mundo, levantam a voz para acusar os governos da república de prejudicarem as pessoas, as organizações da sociedade, as empresas…e afinal de contas o que vos difere deles? Qual é a diferença?

Dizem-me que não se justifica lutar contra este estado de coisas…que a Senhora ganhou e ganhará sempre as eleições!! Pois ganhou, mas uma certeza temos, a historia encarregar-se-á de a julgar e condenar pelo marasmo que nos condenou…um concelho com uma comunidade escolar superior a dois mil jovens, tem um município que se satisfaz com uma actividade de ocupação de tempos livres que envolveu 30 crianças!! 30 ! Será possível?

Dizem-nos que o melhor é desistir! A esses respondemos…nunca, nunca!!
Nem mesmo quando nos chamam “loucos”!! Não está esquecida a proposta de construção dos Centros Escolares, nem a da concentração dos serviços municipais na antiga fabrica do papel!! Dá vontade de rir…o que não disseram da proposta, então não era ali que ia ficar um pavilhão multi-usos, mais um absurdo a juntar aos muitos existentes nestes concelhos…
Senhora Presidente…nos últimos anos gastou, num complexo desportivo municipal (que não serve 0,05% da população do concelho), num terreno para uma (nova) zona industrial (projecto abandonado), mais de 4 milhões de euros…
…agora prepara-se para gastar mais um milhão na requalificação do rossio em Muge! Era disto, é disto que as nossas populações precisam?!?!? Cinco milhões de euros gastos em obras que nunca foram, nem nunca serão prioritárias!!
Basta perguntar a um qualquer munícipe o que fazia se tivesse 5 milhões de euros para investir no concelho, para termos a certeza que dezenas de ideias apareciam e que nenhuma delas seria estes três autênticos elefantes brancos !!

Salvaterra de Magos, um concelho à sua espera!! É assim que recebem as pessoas no renovado site do município…sempre ouvi dizer que quem espera, desespera! e quem desespera…perde a esperança!
Poupo-vos já alguma da argumentação que utilizam sempre!! Como é certo e sabido a seguir à minha intervenção teremos o clássico momento de Statler and Waldorf, para os menos familiarizados com os nomes, são os históricos “velhos dos marretas”.
Este é o órgão de decisão política do concelho, estamos aqui não por um qualquer capricho pessoal, estamos aqui porque fomos eleitos pelas pessoas para as representar, não ganhamos as eleições! Mas não nos temos de vergar a quem ganhou, lá fora estão milhares e milhares de pessoas que não acreditam em vós…a falta de respeito que demonstram ano após ano pelos eleitos da oposição, vai a este ridículo que recebermos documentos que não foram aprovados pelo executivo, levamos a este ridículo que estarmos reunidos no último dia útil de 2011 para aprovar (ou não) o orçamento para 2012!

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados Municipais,
A bem da paz social o Partido Socialista vai abster-se na votação do orçamento e grandes opções do plano, com a plena convicção que será muito difícil explicar lá fora às pessoas esta votação, mas com a certeza que não terão desculpa nenhuma, nenhuma…para executarem o vosso orçamento, transformando-se assim em mais do mesmo!
Se Sócrates é responsável pela crise mundial, se Passos é o carrasco de Portugal, as senhoras e os senhores da maioria do bloco de esquerda em Salvaterra de Magos são os coveiros do Concelho e das suas gentes!! É como isso que terão de viver!!
Amanhã, as pessoas certamente nos perdoarão por esta abstenção!
Vossas excelências que desistiram do concelho, jamais serão perdoados!!"

7 comentários:

  1. Oh Sr. Deputado Municipal Nuno Antão, a ponte de Salvaterra de Magos não é romana!
    Aprenda a estudar a história para que a sua intervenção não seja uma "estória"

    ResponderEliminar
  2. A ponte do Cais da Vala é vulgarmente identificada por ponte romana, até para a distinguir da mais recente que assegura o trânsito rodoviário para o Escaroupim e onde se situam as comportas.
    Creio que o SR. deputado municipal pretendia fazer esta identificação e não uma datação histórica da ponte.
    Agradeço o seu esclarecimento, mas é claramente um exagero avaliar uma intervenção por este pormenor.

    ResponderEliminar
  3. Os que foram à escola lembram-se de uma figura de retórica, de linguagem, de estilo, chamada hipérbole ou auxese. Ora bem... dizer que Sócrates é culpado da crise mundial e que Passos Coelho é o carrasco de Portugal é uma auxese política. Um exagero... mas usado com o propósito de surtir o efeito contrário. Ora bem... Sócrates não é culpado da crise mundial; é culpado, isso sim, de deixar um país na banca-rota e de gerar o que não conseguiu gerir: a maior despesa pública e o maior endividamento do estado português de sempre! Passos é culpado de tentar endireitar esta calamidade. Essa é que é essa...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. A sua intervensão deixou cheio de esperança. Foi um discurso forte e duro mas a cima de tudo retrata a verdade o concelho. os meus Parabéns por esta força e energia.

    Sim a ponte não é romana, nem pode ser.. bem poucas existe no mudo e em portugal se há meia duzia é já um favor, masé uma "ponte Romanica" ou seja o termo quer dizer ao "jeito de roma" ous eja usando os mesmo processos de construção iguais ao romanos. (romana é a gestão da CMSM quero posso e manda e tudo é meu)

    ResponderEliminar
  5. Não é este o espaço como certamente saberá caro Dr. para debater política de âmbito nacional.
    A busca dos culpados ou a elaboração de qualquer "lista negra", à imagem do que sucedeu na década de 40 do século passado em Hollywood, não é o objecto deste espaço de intervenção dos autarcas socialistas.
    O que aqui procuramos fazer é dar a conhecer a realidade deste concelho, é procurar intervir enquanto força de oposição - em respeito pelo sufrágio dos nossos concidadãos - para mitigar a situação e tornar públicas as iniciativas que levamos a cabo e as que vão influindo na nossa vida colectiva.
    Desengane-se Dr. se espera ver aqui um espaço de oposição ao Governo de Portugal, seja ele qual for, não foi para isso que fomos eleitos.
    A intervenção a que alude foi produzida na Assembleia Municipal, por um deputado municipal socialista e nesse "palco" não me informaram que tivesse merecido qualquer reparo sobre essa matéria por parte de qualquer outro deputado.

    ResponderEliminar
  6. Engº Esménio caro amigo, um bom ano para si e para a sua família (extensiva à família política). Eu percebo o âmbito deste espaço, mas faça o favor de conceder que comentei algo que está no texto Não fui eu que trouxe a situação nacional à colação. E claro, pode perguntar-se por que escolhi comentar aquela linha... mas esse direito - o de comentar o que eu quier - esse direito, dizia, «é uma cena que me assiste». Um forte abraço. Votos sinceros de sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Retribuo-lhe Dr. os votos de um bom ano para si e todos os seus.
    Não lhe neguei o direito Dr. por isso publiquei o seu comentário. Não me negue o Dr. o "meu" direito de reagir. :-)

    ResponderEliminar