segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SOMOS DOS ÚLTIMOS


Os deputados socialistas eleitos na freguesia dos Foros de Salvaterra fizeram uma intervenção - no período Antes da Ordem do Dia - na última Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra cujo conteúdo se publica, pois é um grito de inconformismo em relação à falta de qualidade de vida dos que ali residem, até quando comparados com os que habitam as demais freguesias do concelho.

Os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca

Queremos em primeiro lugar, tal como os vereadores eleitos em listas do Partido Socialista já o fizeram na última reunião de Câmara (na passada 6ª feira), lembrar que no dia 23 de Dezembro (precisamente na 6ª feira passada) fez 27 anos sobre a data da criação da freguesia de Foros de Salvaterra, decisão política que está na Lei nº 73/84 da Assembleia da República e foi publicada no Diário da República no dia 31 de Dezembro de 1984. Parabéns à população da freguesia e obrigado a todos os autarcas da Câmara, da Assembleia Municipal e da freguesia de Salvaterra de Magos que, em 1984, ajudaram a concretizar o sonho de termos esta freguesia e de sermos nós a decidir sobre o nosso futuro.
Infelizmente nem sempre merecemos o respeito e a importância que devíamos ter, não só enquanto autarcas mas principalmente porque somos uma população com 5.000 pessoas que cada vez se vai sentindo mais abandonada.
Começa a ser tempo de avançarem com as sempre adiadas obras de execução da rede de esgotos domésticos, até porque com excepção para a povoação da Várzea Fresca, também da nossa freguesia, todas as outras já têm a funcionar ou em construção a sua rede de esgotos. Somos os últimos. O que de algum modo é ridículo pois quer os Foros quer a Várzea já têm Estações de Tratamento e a Várzea já tem esgotos há mais de 6 anos e nada funciona. Só o abandono em que nos encontramos e desculpas esfarrapadas é que permitiu que a empresa Águas do Ribatejo se tenha atrasado tanto!
Outra das questões que tem merecido o nosso protesto e que tem prejudicado muito a população é a falta de conservação da rede viária municipal mais antiga que, em muitos locais, se apresenta esburacada. Não está, quando mais precisávamos, nenhuma equipa de pavimentação a trabalhar cá. Basta passarmos na Estrada das Malhadinhas, na das Cancelas, na de Santa Maria, na da Barragem, etc, etc, A nossa freguesia é a que está em piores condições, também aqui somos os últimos.
Podámos falar-vos ainda da educação, pois das freguesias com mais de 5.000 habitantes do concelho de Salvaterra de Magos somos a única que não vai ter Centro Escolar, apesar de já não termos espaço para todos os alunos nas velhas salas de aula. Ou podámos falar-vos de desporto, das maiores freguesias do concelho somos a única que não tem campo relvado sintético de futebol de 7 ou de 11 e não temos também pavilhão desportivo, quando todas as outras mais populosas já o têm há vários anos. Continuamos a ser os últimos, agora na educação e no desporto.
Como se tudo isto não fosse o bastante, os nossos autarcas permitiram que na albufeira da Barragem de Magos ocorresse um corte de árvores de dimensão brutal, um abate que fez desaparecer pinheiros, eucaliptos e choupos, e com eles as sombras e a vegetação. Não temos um único jardim - digno desse nome - na freguesia e perdemos o único espaço de lazer que tínhamos. O corte que foi feito só pode envergonhar quem o fez, pois podia tê-lo feito deixando sombras, protegendo o espelho de água, respeitando as pessoas que aqui vivem. E onde estavam os nossos autarcas?! O que fez a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal?! Uns encolhiam os ombros, o assunto é com a Câmara e os outros não deviam estar disponíveis, como recentemente bem vimos.
Os deputados desta freguesia, que representam 25% da população do concelho, pediram, em Setembro, uma reunião onde estivesse a Srª Presidente da Câmara para lhes explicar o porquê do abandono em que os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca se encontram. Essa reunião só se realizou no início deste mês, quase três meses depois, e mesmo assim não foi a Srª Presidente que veio, foi um funcionário da Câmara. É lastimável!

Foros de Salvaterra, 27 de Dezembro de 2011 
____________________                      _______________________
(José dos Santos)                                     (Cláudia Mesquita)


No ponto 4 da Ordem do Dia aqueles deputados de freguesia voltaram a intervir  justificando a sua abstenção em relação ao Orçamento da Junta para 2012.

(clicar em cima do texto para o ler melhor)

No que diz respeito às Grandes Opções do Plano (Actividades Mais Relevantes) aqueles deputados lamentaram a opção da maioria BE que resolveu cortar pelo terceiro ano seguido nas verbas a atribuir às associações e às colectividades da freguesia. Para elas 2012 vai ser um ano bem difícil!...

(Clicar em cima do texto para o ler melhor)

6 comentários:

  1. No concelho de Salvaterra de Magos, a freguesia de Foros de Salvaterra ficou em ultimo em tudo, quem terá ficado em 1.º?? >:(
    Mais, será que este Ano de 2012, existirá novidades e obras ou só promessas e disparates pelos autarcas que governam e que gerem o nosso concelho e freguesia, de acordo com os seus interesses.

    ResponderEliminar
  2. O discurso dos deputados do ps nos foros é antes de tudo um grito de revolta. Um grito de quem já não suporta o abandono a que a freguesia se encontra. Sem ideias, sem lidereça, sem obra. Como foi possivel que tal tenha chegada a este ponto?!! Onde tinham os foreios a cabeça quando votaram nas eleições?! O que move as pessoas votar em quem nada fez por eles e eleições a traz de eleições votam BE e anita. Não é facil de entender, mas existem pessoas que votam em sonhos, desejos e enganos, A escolha é de cada um e a reponsabilidade tbm é de cada um deles.

    ResponderEliminar
  3. Tanta revolta mas deve ser só com a Presidente da Junta porque em relação á Camara Municipal piam fininho e nem se dignam a mostrar tal descontentamento na Assembleia Municipal. Ou serão apenas os eleitos do PS na AF dos Foros e porque não foi esta moção lida em plena AM?

    ResponderEliminar
  4. PERGUNTA: Por não ter ficado claro no post pergunto se a Srª Presidente de Junta dos Foros de Salvaterra está a tempo inteiro e qual o valor dos beneficios resultantes desta função???

    ResponderEliminar
  5. A Barragem de Magos reflecte bem a realidade do concelho, ou seja o abandono total.
    Este local deveria ser um pontos atrativos do concelho de Salvaterra, em termos turísticos, mas infelizmente, está nas condições que todos podem observar.
    O estado de conservação da via de acesso à Barragem encontra-se numa estado vergonhoso, para além disso são os senhores do TT que fazem caminhos por tudo o que é sitio, não importa destruir pequenos sobreiros, ou outra qualquer árvore, pois quando não são estes, são outros, que abatem indiscriminadamente as árvores em redor da albufeira.
    Se bem me lembro, existia um plano de recuperação da albufeira, com zonas de merendas, acesso restrito a peões e bicicletas, construção de uma ponte de madeira a ligar as duas margens, "pequena marina" para embarcações sem motor, desassoreamento da albufeira, etc, etc. Tudo isto aprovado pelo INAG e com fundos comunitários que viriam para esta obra.
    Mas à boa maneira portuguesa, tudo ficou pelo papel.

    ResponderEliminar
  6. Em relação às questões suscitadas pelo penúltimo e antepenúltimo anónimos tenham a informar.
    1. A Srª Presidente da Junta dos Foros de Salvaterra esteve inicialmente, creio (pois refiro-o de memória), a tempo inteiro, depois passou a meio tempo e vai passar a estar a tempo inteiro. O valor remuneratório é o que a Lei estipule anualmente. Os Presidentes de Junta de Marinhais, Glória do Ribatejo e Salvaterra de Magos estão também a tempo inteiro.
    2. Os deputados municipais, na intervenção que fizeram sobre o Plano e o Orçamento para 2012 - e que aqui publicámos ontem em post intitulado "Ziguezagues" - foram de uma contundência que todos podem verificar. Para os autarcas socialistas há limites - esses são os da verdade e da elevação.

    ResponderEliminar