domingo, 15 de janeiro de 2012

NOVAS PASSADEIRAS EM MARINHAIS


Assinalamos como muito positivo o facto de a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos estar a realizar passadeiras na freguesia de Marinhais, em que se destacam as duas já concretizadas na Rua do Cartaxeiro.
Este tipo de passadeiras para além de cumprir a função de assinalar a passagem de peões contribui ainda, por serem um pouco elevadas em relação à faixa de rodagem, para a diminuição das velocidades de circulação no local.


Os vereadores socialistas têm também chamado a atenção da maioria que gere a autarquia, para a necessidade de cuidar igualmente das velocidades a que algumas viaturas atravessam a vila, quando percorrem a EN 367. Uma das soluções, na impossibilidade de nalguns locais implantar rotundas, seria a semaforização de alguns cruzamentos e entroncamentos, o que por si só reduziria as velocidades e melhoria a segurança rodoviária pela regulação daquelas intersecções com a estrada nacional.

4 comentários:

  1. È lamentável, e vergonhoso também, que quem "dirige" a Câmara, não faça o mesmo com a entrada de Muge entre a rua da Restauração e até à saída da Rua da Glória.
    Só quando ocorrer uma tragédia, aí é que as virgens ofendidas aparecerão, a dizer que é agora.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente parece que alguém teve um pouco mais de visão e se começou a fazer algo pela regulação de velocidade nas "pistas de Marinhais. Já não era sem tempo. Quem conhece Marinhais sabe que a terra foi desenhada a régua e esquadro, daí as suas ruas serem, para os incultos condutores, autenticas pistas de velocidade. Este trabalho deveria ser feito em todas as ruas. Quanto à 367, não sei porque não se adopta o mesmo sistema. Bem sei que é uma estrada nacional, mas em Coruche por exemplo, colocaram bandas redutoras na estrada nacional. Acho que é só uma querer.

    ResponderEliminar
  3. José Santos Gomes - Marinhais15 de janeiro de 2012 às 22:36

    Já percebi a razão da não publicação! Fiquei confundido...
    Agora era importante espalharem-nas pelo Concelho... Podem começar pela EN 367. Tem noites que parece a reta principal do autodromo do estoril!

    E já agora uma rotunda na interseção da EN 367 com a EN 118, acabava certamente com os acidentes...

    ResponderEliminar
  4. Chamar a atenção dos leitores deste espaço para o facto de as situações mais perigosas, se tivéssemos que definir prioridades, seriam claro as que se vivem em Marinhais e nos Foros de Salvaterra, freguesia onde além das enormes rectas, há perigosos cruzamentos, a maior parte deles sem visibilidade e, onde a falta de passeios, origina ainda um perigo acrescido que são os peões a partilhar a faixa de rodagem com as viaturas.
    Concordo que, no entanto, há nas demais freguesias situações que carecem igualmente de bandas redutoras de velocidade ou passadeiras sobreelevadas.
    Recordamos que um dia vamos ter de avançar, em parceria com a Estradas de Portugal, para a construção de duas rotundas na EN 118, uma junto ao cruzamento dos Ramalhais e outra junto ao entroncamento da Rua do Cartaxeiro, o que facilitaria as entradas e saída da vila de Marinhais, aumento a segurança rodoviária e diminuindo a velocidade também na EN 118. Em princípio por falta de espaço a EN 367 continuaria a entroncar na EN 118 através da regulação semafórica. Foi a sugestão que já apresentámos em reunião de Câmara.
    Com esta solução estaríamos a contribuir para reduzir um pouco a circulação na EN 367, levando alguns automobilistas a escolher uma das outras duas saídas pavimentadas.

    ResponderEliminar