segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MÃOS À OBRA! LIMPAR SALVATERRA.


A AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal organiza a iniciativa "Limpar Portugal" em 2012, que está agendada para o próximo dia 24 de Março (sábado). Para obter mais informações basta consultar a sua página no endereço electrónico http://www.amoportugal.org/.


Estas fotos que foram tiradas nas manchas florestais do nosso concelho deixem bem evidente o muito que há ainda a limpar um pouco por todo o lado.



É claro que os que abandonam todo o tipo de lixos junto às bermas e valetas dos caminhos florestais são pessoas com pouca sensibilidade ambiental, mas também é verdade que os autarcas já deviam ter conseguido "ganhar" as pessoas para esta luta que é preservar o único planeta de que dispomos para viver.


Os vereadores socialistas, porque não se demitem das suas responsabilidades, apelaram na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos à adesão a este Programa, mas também chamaram a atenção para a necessidade de se prever um local no concelho para depósito de outros tipos de resíduos (Ecocentro) e para a criação de regulamentação municipal que possa punir os que depois continuem a prevaricar.

5 comentários:

  1. Se todos ajudarmos havemos de o conseguir.

    ResponderEliminar
  2. Sem um ou dois verdadeiros centros de recolha e tratamento deste tipo de residuos no concelho, nada vai mudar. é preciso que a CMSM os faça com urgência, e que depois trate deste assuntos com clareza e mão dura. Isto é um crime! parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  3. MAis uma vez vamo-nos juntar e limpar o que alguns sujam, impunemente! Para quando uma fiscalização efectiva e punição de quem pratica estes actos. responsabilidade GNR, CMSM e Juntas de Freguesia com presidentes a tempo inteiro que não vem estas situações!

    ResponderEliminar
  4. Não é mera responsabilidade das entidades que enunciou, é também das diversas forças políticas, dos diferentes autarcas, de todos nós. O planeta foi-nos confiado a todos e não só a alguns!

    ResponderEliminar
  5. Como em todas as temáticas somos levados a pensar que a solução dos problemas está no investimento em estruturas de apoio como o são neste particular os contentores de RSU, ecopontos e os ecocentros. Penso que neste tema como em muitos outros a solução do problema não passará apenas por aí pois torna-se necessário um trabalho muito mais dificil e de resultados não tão rápidos e evidentes. Trata-se claro de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Não é suficiente colocar contentores se as pessoas colocarem os seus RSU ao lado dos mesmos, não vale a pena montar uma estrutura de recolha de monstros domésticos se as pessoas preferem depositar os seus ou nas matas ou ao lado dos contentores mais proximos das suas habitações. Assim penso que este problema exige uma reflexão profunda, da qual resultará uma avaliação clara das necessidades de Ecocentros, Ecopontos os quaisquer outra estrutura fisica de apoio e a absoluta necessidade de EDUCAR AMBIENTALMENTE AS NOSSAS CRIANÇAS. Fica a sugestão para a CMSM que tem tantas pessoas a tratar de cultura para nenhuma actividade cultural, contrate um técnico nesta área que deverá dedicar uma parte do seu tempo a percorrer as nossas escolas sensibilizando as crianças para este grave problema social.

    ResponderEliminar